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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLehmann, Michael Christianpt_BR
dc.contributor.authorAmorim, Vívian de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T16:28:48Z-
dc.date.available2024-01-23T16:28:48Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.date.submitted2022-12-09-
dc.identifier.citationAMORIM, Vivian de Fátima. Essays on public primary education in Brazil. 2022. xiv, 151 f. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47435-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO primeiro capítulo desta tese investiga os impactos do fechamento de escolas adotado em São Paulo/Brasil em meio ao surto de H1N1 de 2009. Meus resultados sugerem que o fechamento de três semanas leva a uma redução do aprendizado equivalente a pelo menos seis semanas de aula. Os efeitos são mais pronunciados entre as escolas estaduais, onde estimo uma diminuição de 0,19 desvio padrão na proficiência em português dos alunos da quinta série e uma diminuição de 0,26 desvio padrão na proficiência em matemática. Nas escolas municipais, os efeitos são restritos à matemática e equivalem a 0,18 desvio padrão. O segundo capítulo explora os impactos do Acelera, uma intervenção que vem sendo implementada em Recife/Brasil desde 2010, e foca nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam pelo menos um ano de distorção idade-série e que têm desempenho inferior aos seus pares. O programa visa aumentar os níveis de aprendizado e a aprovação, e diminuir o abandono e a distorção idade-série. Não encontro evidências de que o Acelera aumenta a proficiência dos alunos em leitura e matemática. No entanto, minhas estimativas sugerem que o programa aumenta a aprovação em 22.6% e diminui a distorção idade-série em 17%. A análise de heterogeneidade indica que alunos com menos anos de distorção idade-série tendem a se beneficiar mais da intervenção. O terceiro capítulo avalia a ineficiência dos gastos públicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental municípios brasileiros. Eu estimo que os governos municipais utilizam eficientemente entre 72% e 83% de seus recursos. Isso significa que com o aumento da eficiência, por exemplo por meio da adoção de algumas das melhores práticas dos municípios da fronteira de eficiência, haveria um espaço fiscal de pelo menos R$ 86 bilhões, mais que o dobro do orçamento do Bolsa Família para 2022, o maior programa de transferência de renda do país. Um montante que poderia ser destinado a intervenções para aumentar o desempenho dos alunos num contexto pós-pandemia em que são tão necessários.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEssays on public primary education in Brazilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordDiferenças-em-diferençaspt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos econômicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The first chapter of this thesis investigates the impacts of the school closures adopted in São Paulo/Brazil amid the 2009 H1N1 outbreak. I find evidence that a three-week shutdown reduces in test scores equivalent to at least six weeks of schooling. The effects are more pronounced among the state-managed schools, where I estimate a decrease of 0.19 standard deviation in fifth graders’ proficiency in Portuguese and a decrease of 0.26 standard deviation in students’ proficiency in math. In locally-managed schools, the effects are restricted to math and are equivalent to a 0.18 standard deviation. The second chapter explores the impacts of Acelera, an intervention that has been implemented in Recife/Brazil since 2010 and focuses on primary education students who are at least one year older than the adequate age for their grade and who lag behind their peers. The program aims to increase learning levels and grade promotion, and decrease dropout and age-grade distortion. I do not find evidence that Acelera increases students’ proficiency in reading and math. Nonetheless, my estimates suggest that the program increases grade promotion by 22.6% and decreases age-grade distortion by 17%. The heterogeneity analysis indicates that students with fewer years of age-grade distortion tend to benefit more from the intervention. The third chapter assesses the inefficiency of public primary education expenditures in Brazilian municipalities. I estimate that local authorities efficiently use between 72% to 83% of their resources. This means that by increasing their efficiency, for example adopting the best practices of the municipalities on the efficient frontier, there would be a fiscal space of at least 86 billion BRL, which is more than twice the 2022 Bolsa Família budget, the most import conditional cash transfer in the country. An amount that could be allocated to interventions to increase students’ performance in a post-pandemic context where they are so much needed.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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