Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Wescley Well Vicente | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Juliana Abrantes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Juliana Abrantes. Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos: uma aplicação no ensino de logaritmos. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47443 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação brasileira atravessa um processo de transformação, buscando adaptar-se às
exigências intelectuais e sociais de um mundo em constante mudança. O ensino caracterizado
pela memorização e repetição mostra-se ineficaz, principalmente no campo da matemática,
onde a falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e a aplicabilidade prática desestimula o
estudante. Para atender às demandas atuais, ganham destaque os métodos de ensino que
fomentam autonomia, responsabilidade, senso crítico e a criatividade dos estudantes. Nesse
contexto, as estratégias de elaboração de problemas, resolução de problemas e redefinição de
atributos matemáticos emergem como ferramentas chave para desenvolver tais habilidades,
especialmente a criatividade em matemática, foco desta pesquisa. Baseando-se nesses preceitos,
esta pesquisa buscou responder como as estratégias de elaboração e de redefinição de problemas
podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade em matemática dos alunos da 2ª série
do Ensino Médio de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, realizou-se uma investigação
em duas etapas distintas, sendo a primeira destinada à elaboração de problemas, aplicada a um
grupo de participantes e, a segunda, à redefinição de elementos matemáticos, realizada com
outro grupo. A atividade da primeira etapa consiste na formulação e resolução de uma situaçãoproblema envolvendo logaritmos na solução, enquanto a etapa da redefinição consiste na
identificação do número máximo de características comuns aos logaritmos log 24 e log 360. As
respostas produzidas pelos participantes foram avaliadas segundo as habilidades de fluência,
flexibilidade, originalidade e elaboração, componentes da criatividade em matemática, e
categorizadas em níveis de 0 a 2 conforme critérios estabelecidos pela pesquisadora, com base
nas respostas coletadas. Os resultados da atividade de elaboração mostraram que os estudantes
tiveram dificuldade em flexibilizar a estrutura de problema em relação aos casos comuns
tratados em sala de aula, mas conseguiram produzir ideias novas e conferir a aplicabilidade das
funções exponenciais e logarítmicas. Já a análise da redefinição mostrou que a maioria dos
participantes identificou pelo menos 3 propriedades, mas estas apresentaram baixo grau de
variabilidade de classe matemática e as ideias se mantiveram repetidas. Ponderando as
circunstâncias de realização das duas etapas, conclui-se que as estratégias de elaboração e
redefinição permitem o desenvolvimento das habilidades da criatividade matemática.
Entretanto, observou-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca dos temas
abordados interfere diretamente na produção criativa e que o tempo de realização das atividades
pode limitar a performance criativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da criatividade em matemática na elaboração de problemas e redefinição de elementos matemáticos : uma aplicação no ensino de logaritmos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - problemas, exercícios, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logaritmos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching in Brazil is going through a process of transformation that intends to adjust to the
current intellectual and social demands of a world in constant change. Traditional teaching,
characterized by memorization and reproduction, is definitely ineffective in this scenario,
especially when it comes to mathematics learning, where is a lack of connection between the
content learned and practical applicability, making the students feel unmotivated. To align
learning objectives with current needs, teaching methods that encourage student autonomy,
responsibility, critical sense and creativity are gaining prominence. In this context, strategies of
problem posing, problem solving and redefinition of mathematical elements emerge as
important ways to develop this skills, especially mathematical creativity, the focus of this
research. Based on the justifications presented, we sought to answer how strategies of problem
posing and redefining can contribute to the development of mathematical creativity among
students in the 2nd grade of high school at two schools located in Federal District. To this end,
we purposed an investigation in two distinct stages, the first aimed at problem posing, carried
out with a group of participants, and the second, at redefinition, applied to another group. The
activity of the first stage consists of posing and solving a situation involving logarithms in the
solution, while the redefinition stage consists of identifying the maximum number of
characteristics common to logarithms log 24 and log 360. The answers produced by the
participants were evaluated according to the skills of fluency, flexibility, originality and
elaboration, components of mathematical creativity, and categorized into levels from 0 to 2
according to criteria established by the researcher, based on the answers collected. The results
of these classifications on problem posing showed that students had more difficulty in making
the problem structure more flexible in relation to common cases treated in the classroom, but
they were able to produce new ideas and see the applicability of exponential and logarithmic
functions. The redefined attributes showed that the majority of participants identified at least 3
properties, but these presented a low degree of mathematical class variability and the ideas
remained repeated. Considering the circumstances in which the two stages were taken, it is
concluded that problem posing and redefinition of mathematical elements can contribute to the
development of mathematical creativity. However, it was observed that the students' level of
knowledge about the topics covered directly interferes in creative production and that the time
taken to carry out activities can limit creative performance. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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