Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Danilo Pereira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Danilo Pereira dos. Ensino exploratório e a aprendizagem dos números inteiros e racionais : experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47450 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Matemática tem ganhado espaço no cenário educacional, uma vez que a
necessidade urgente de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas diversas
modalidades da Educação Básica tem impulsionado pesquisas na área. Nesse contexto e na
busca por métodos que possam influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem
da Matemática, destaca-se o ensino exploratório enquanto abordagem didática. O ensino
exploratório visa contribuir, a partir do diálogo crítico e reflexivo entre professores e estudantes,
para o desenvolvimento conceitual e mediacional em Matemática. Nesta pesquisa, assumimos
o ensino exploratório tendo como recorte conceitual os números inteiros e racionais na
Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente estudo teve como objetivo geral compreender
o ensino exploratório e sua abordagem na EJA mediante análises dos registros e das
participações dos estudantes, nas tarefas matemáticas - de natureza exploratória, e nas
avaliações diagnósticas. Além disso, foram realizadas reflexões acerca da postura do professor
no processo pedagógico para verificar ações que influenciam nas decisões dos alunos. As
tarefas foram construídas tendo como parâmetro outros trabalhos desenvolvidos com relação
aos conteúdos envolvendo os números inteiros e racionais. Participaram deste estudo duas
turmas da EJA do segundo segmento, 7ª e 8ª etapas, com a presença de 36 estudantes de uma
escola pública do Distrito Federal. As etapas da pesquisa foram: avaliação diagnóstica, para
aferir o nível de conhecimento prévio dos alunos, dar base às ações interventivas e à elaboração
das tarefas matemáticas; desenvolvimento das tarefas; e, por fim, avaliação pós-diagnóstica,
para analisar a evolução na aprendizagem dos alunos. Os dados foram construídos por meio da
observação e do diálogo crítico, da participação e dos registros dos estudantes nas avaliações e
nas tarefas. Os resultados indicam que os estudantes quando são integrados em um ambiente de
compartilhamento e interação produzem respostas inovadoras para as tarefas matemáticas
apresentadas e novas aprendizagens conceituais são geradas a partir da interação entre
estudantes e entre estes e o professor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino exploratório e a aprendizagem dos números inteiros e racionais : experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Números inteiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Números racionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Mathematics education has been gaining ground in the educational scene, since the urgent need
to improve the quality of teaching and learning in the various forms of basic education has
driven research in the area. In this context and in the search for methods that can positively
influence the process of teaching and learning mathematics, exploratory teaching stands out as
a didactic approach. Exploratory teaching aims to contribute, through critical and reflective
dialog between teachers and students, to conceptual and mediational development in
mathematics. In this research, we took exploratory teaching as a conceptual approach to integers
and rational numbers in Youth and Adult Education (EJA). The general aim of this study was
to understand exploratory teaching and its approach in YAE by analyzing students' records and
participation in mathematical tasks - of an exploratory nature, and in diagnostic assessments.
In addition, reflections were made on the teacher's stance in the pedagogical process to verify
actions that influence students' decisions. The tasks were constructed using as a parameter other
work developed in relation to content involving integers and rational numbers. This study
involved two EJA classes in the second segment, 7th and 8th grades, with 36 students from a
public school in the Federal District. The stages of the research were: diagnostic assessment, to
gauge the level of prior knowledge of the students, to provide a basis for the intervention actions
and the development of the mathematical tasks; application of the tasks; and, finally, postdiagnostic assessment, to analyze the evolution of the students' learning. The data was gathered
through observation and critical dialog, participation and student records in the assessments and
tasks. The results indicate that when students are integrated into an environment of sharing and
interaction, they produce innovative responses to the mathematical tasks presented and new
conceptual learning is generated from the interaction between students and between them and
the teacher. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|