http://repositorio.unb.br/handle/10482/47453
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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DouglasOliveiraDeLima_DISSERT.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | 51 desafios geométricos |
Autor(es): | Lima, Douglas Oliveira de |
Orientador(es): | Evangelista, Tatiane da Silva |
Assunto: | Geometria - problemas, exercícios, etc Matemática - problemas, exercícios, etc Inversão circular |
Data de publicação: | 23-Jan-2024 |
Data de defesa: | 8-Dez-2023 |
Referência: | LIMA, Douglas Oliveira de. 51 desafios geométricos. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A transformação circular, conhecida pelo nome de inversão circular é um assunto pouco conhecido por muitos professores que trabalham no dia a dia no ensino básico, ela é muito voltada para a resolução de problemas olímpicos e na sua grande maioria difíceis. Em geral é uma técnica avançada que é utilizada em larga escala nas olimpíadas de matemática. As competições olímpicas, na busca de novos talentos, têm a característica de ser uma competição intelectual, utilizando para isto problemas desafiadores que exigem do aluno a sua capacidade criativa na resolução dos mesmos, e a inversão é uma importante ferramenta que auxilia nesta tarefa. Em geral, se não houver uma preparação específica, deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das olimpíadas. Um sentimento de frustração nos abrange quando não sabemos de que forma devemos enfrentar tais obstáculos. Desta forma, o fim deste trabalho é diminuir a distância que ocorre com matemática nas escolas básicas e as competições olímpicas. A dinâmica dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as olimpíadas e de alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas envolvidos. Por isso, os problemas aqui possuem a resolução detalhada, alguns autorais e outros com a devida referência. Buscamos através da resolução de alguns problemas escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando pouca teoria. Em tais resoluções fazemos comentários dessas estratégias e de possíveis dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos problemas olímpicos, bastando para isso, desenvolver o raciocínio dele através de assuntos que possuem facilidades na aprendizagem. |
Abstract: | The circular transformation, known as circular inversion is a subject little known to many teachers who work on a daily basis in basic education, it is very focused on solving olympic problems and the vast majority of them are difficult. In general, it is an advanced technique that is used on a large scale in mathematics olympiads. Olympic programs in the search for new talents have the characteristic of being an intellectual competition, using challenging problems that require the student’s creative ability to solve them, and inversion is an important tool that helps in this task. In general, if there is no specific preparation, we are faced with several barriers that are hidden in theories. This fact may be common to both students and teachers and, especially, in the final stages of the olympics. A feeling of frustration shrouds us when we don’t know how we should face such obstacles. Thus, the author brings here a proposal in an attempt to reduce the gap that occurs with mathematics in basic schools, and olympic competitions. The dynamics of this proposal were based on experiences in preparing students for the olympics, and in a way, trying to show how we can grow theoretically through the problems involved. Therefore, the problems here in detailed resolution, some copyright, and others with due reference. We seek, through the resolution of some chosen problems, to outline a few interesting strategies for resolving them using little theory. In such resolutions, we comment on these strategies and possible difficulties that the student and/or teacher may encounter. This experience indicated that there are several problems that encourage young people to enjoy mathematics and become interested in olympic problems, simply by developing their reasoning through subjects that are easy to learn. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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