Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dorr, Raquel Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Cerqueira, Elisângela Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-13 | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Elisângela Fernandes. Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estratégias de ensino que possibilitem argumentação, comunicação e construção do raciocínio
matemático promovem ao estudante meios de exercer a própria cidadania. Nesse sentido,
percebe-se, no ensino exploratório, uma possibilidade de desenvolver essas habilidades, por
meio de tarefas matemáticas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA - de modo
que esse estudante seja capaz de construir o próprio conhecimento. Essa dissertação de
mestrado tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de tarefas matemáticas, de
estudantes da EJA da rede pública de ensino do Distrito Federal, para verificar aspectos que
indiquem aprendizagem referentes ao raciocínio combinatório. A fundamentação teórica
baseou-se em autores como Canavarro (2011), Stein (2008) e Ponte (2014). A pesquisa
apresenta o desenvolvimento de três tarefas matemáticas, sendo que a primeira delas referese a uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de verificar habilidades consideradas
necessárias, sob o olhar da professora-pesquisadora, para desenvolver o entendimento sobre
Análise Combinatória. As outras duas referem-se a tarefas desenvolvidas em grupo, na
perspectiva do ensino exploratório, para 71 estudantes de duas escolas da 3ª etapa do 3º
segmento da EJA. Os resultados mostraram que o trabalho em grupo favoreceu a
argumentação e a discussãomatemáticas. Assim, foi possível concluir que o desenvolvimento
de tarefas matemáticas de Análise Combinatória desenvolvidas na perspectiva do ensino
exploratório é uma possibilidadepara a promoção da aprendizagem desses estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - problemas, exercícios, etc | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching strategies that enable argumentation, communication and the construction of
mathematical reasoning provide students with ways to exercise their own citizenship. In this
sense, exploratory teaching, provides a possibility to develop these skills, through mathematical
tasks for the Youth and Adult Education – YAE – classes, so that students can build their own
knowledge. This master's thesis has the general objective of analyzing the development of
mathematical tasks, by EJA students, from public schools of the Federal District, to verify
aspects that indicate learning referent to the combinatorial reasoning. The research presents the
development of three mathematical tasks, the first one refers to a diagnostic assessment, with
the purpose of verifying skills considered necessary, under the eyes of the teacher-researcher,
to develop understanding about Combinatorial Analysis. The other two refers to tasks
developed in groups, from the perspective of exploratory teaching, for 71 students from two
schools in the 3rd stage of the 3rd segment of YAE. The theoretical foundation was based on
authors such as Canavarro (2011) and Stein (2008) on exploratory teaching and Ponte (2014).
The results showed that group work favored mathematical argumentation and discussion. Thus,
it was possible to conclude that the development of mathematical tasks of Combinatorial
Analysis developed from the perspective of Exploratory Teaching is a possibility to promote
the learning of these students. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|