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ElisangelaFernandesCerqueira_DISSERT.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDorr, Raquel Carneiropt_BR
dc.contributor.authorCerqueira, Elisângela Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T19:04:36Z-
dc.date.available2024-01-23T19:04:36Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.date.submitted2023-11-13-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Elisângela Fernandes. Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEstratégias de ensino que possibilitem argumentação, comunicação e construção do raciocínio matemático promovem ao estudante meios de exercer a própria cidadania. Nesse sentido, percebe-se, no ensino exploratório, uma possibilidade de desenvolver essas habilidades, por meio de tarefas matemáticas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA - de modo que esse estudante seja capaz de construir o próprio conhecimento. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de tarefas matemáticas, de estudantes da EJA da rede pública de ensino do Distrito Federal, para verificar aspectos que indiquem aprendizagem referentes ao raciocínio combinatório. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Canavarro (2011), Stein (2008) e Ponte (2014). A pesquisa apresenta o desenvolvimento de três tarefas matemáticas, sendo que a primeira delas referese a uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de verificar habilidades consideradas necessárias, sob o olhar da professora-pesquisadora, para desenvolver o entendimento sobre Análise Combinatória. As outras duas referem-se a tarefas desenvolvidas em grupo, na perspectiva do ensino exploratório, para 71 estudantes de duas escolas da 3ª etapa do 3º segmento da EJA. Os resultados mostraram que o trabalho em grupo favoreceu a argumentação e a discussãomatemáticas. Assim, foi possível concluir que o desenvolvimento de tarefas matemáticas de Análise Combinatória desenvolvidas na perspectiva do ensino exploratório é uma possibilidadepara a promoção da aprendizagem desses estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordAnálise combinatóriapt_BR
dc.subject.keywordMatemática - problemas, exercícios, etcpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Teaching strategies that enable argumentation, communication and the construction of mathematical reasoning provide students with ways to exercise their own citizenship. In this sense, exploratory teaching, provides a possibility to develop these skills, through mathematical tasks for the Youth and Adult Education – YAE – classes, so that students can build their own knowledge. This master's thesis has the general objective of analyzing the development of mathematical tasks, by EJA students, from public schools of the Federal District, to verify aspects that indicate learning referent to the combinatorial reasoning. The research presents the development of three mathematical tasks, the first one refers to a diagnostic assessment, with the purpose of verifying skills considered necessary, under the eyes of the teacher-researcher, to develop understanding about Combinatorial Analysis. The other two refers to tasks developed in groups, from the perspective of exploratory teaching, for 71 students from two schools in the 3rd stage of the 3rd segment of YAE. The theoretical foundation was based on authors such as Canavarro (2011) and Stein (2008) on exploratory teaching and Ponte (2014). The results showed that group work favored mathematical argumentation and discussion. Thus, it was possible to conclude that the development of mathematical tasks of Combinatorial Analysis developed from the perspective of Exploratory Teaching is a possibility to promote the learning of these students.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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