Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Evangelista, Tatiane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Flávio de Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Flávio de Aguiar. O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de matemática. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47456 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo desta dissertação é fazer com que os educadores possam ter uma nova
visão sobre a melhoria alcançada no aprendizado dos alunos ao introduzir dispositivos tecnológicos às aulas. Inicialmente a ideia da escrita deste trabalho era trabalhar apenas com
softwares matemáticos no desenvolvimento da Matemática. Mas no decorrer do estudo, foi
visto que, recursos que contém tecnologia não giram em torno apenas de equipamentos
eletrônicos e modernos, mas sim ferramentas criadas há muito tempo como a régua, o
compasso, o esquadro, e o Soroban. Essas ferramentas citadas foram inovadoras em suas
épocas porém hoje são pouco usadas. Ao coletar a opinião de professores de Matemática,
alguns acreditam que se perde muito tempo utilizando tais recursos mas outros acreditam
nas vantagens que tais materiais podem oferecer no desenvolvimento da aprendizagem
em diversos tipos de conteúdo matemáticos. Inicialmente, foi abordada a importância e
as contribuições que a Matemática proporcionou a tecnologia tanto atualmente como em
tempos que não existia nenhum equipamento eletrônico, tendo apenas equipamentos analógicos ou manuais. Também foi detalhado sobre a importância do uso dessas ferramentas
em sala de aula além dos desafios enfrentados pelo educador ao sair da aula tradicional
e adotar uma metodologia diferenciada usando tais recursos. Para defender essa teoria,
foi feita uma pesquisa com professores e com alunos do ensino fundamental que deram
opinião sobre o uso desses instrumentos. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvido um
trabalho em sala de aula dando ênfase na aplicação dos conteúdos como uso dos materiais
apresentados no corpo desta dissertação, provando a tese de que há mais vantagens do
que desvantagens ao introduzi-los às aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferramentas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main purpose of this thesis is to provide a new vision to educators about the improving students learning through the introduction of technology in classrooms. The original
idea of this project was to work only with mathematical software in the development of
Mathematics. However, in the course of the study, it was seen that It is not just about the
use of electronic and modern equipment, but tools created a long time ago, such as the
ruler, the compass, the square, and the Soroban. These tools were innovative in their time
but are now little used. When collecting input from math teachers, some believe that a lot
of time is wasted using these resources but others believe in the benefits these materials
can provide in developing learning in different types of mathematical content. At first it
was discussed the importance and contributions that mathematics has provided technology both today and in the days when there was no electronic equipment, having only
analogue or manual. The importance of using these tools within the classroom has been
identified and the challenges that the educator faces as he or she leaves the traditional
classroom and adopts a differentiated methodology using these resources. In support of
this theory, a survey was conducted of teachers and primary school students who provided an opinion on the use of these instruments. From this research, work has been
developed in the classroom emphasizing the application of content as the use of materials
presented in the body of this thesis. prove the thesis that there are more advantages than
disadvantages by introducing them into mathematical classes. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|