Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47457
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GersonFerreiraRocha_DISSERT.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Modelos matemáticos de dinâmicas epidemiológicas e aplicações em sala de aula
Autor(es): Rocha, Gerson Ferreira
Orientador(es): Rispoli, Vinicius de Carvalho
Assunto: Modelo SIR
Modelo SIS
Python
Epidemiologia matemática
Interdisciplinaridade
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: ROCHA, Gerson Ferreira. Modelos matemáticos de dinâmicas epidemiológicas e aplicações em sala de aula. 2023. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Visando disseminar a cultura da epidemiologia matemática, este trabalho trará uma análise dos modelos compartimentais básicos de Kermack-Mackendrick SIS e SIR. Efeitos demográficos e efeitos de vacinação em pulso sobre a epidemia serão investigados utilizando este último modelo. Devido a sua importância para os estudos epidemiológicos, ênfase será dada ao número básico de reprodução da doença e a seu significado como quantidade de infecções secundárias provocadas por um indivíduo infeccioso. Além disso, serão apresentadas duas propostas de introdução da epidemiologia matemática nas escolas de ensino básico, uma com a apresentação pontual dos modelos epidemiológicos discretizados como sequências recursivas acopladas, e a outra como projeto interdisciplinar envolvendo programação de computadores, matemática e disciplinas afins com o propósito de construir modelos epidemiológicos, implementá-los computacionalmente e estudar as dinâmicas por eles descritas.
Abstract: Aiming to disseminate the culture of mathematical epidemiology, this work will provide an analysis of the basic Kermack-Mackendrick SIS and SIR compartmental models. Demographic effects and effects of pulse vaccination on the epidemic will be investigated using this last model. Due to its importance for epidemiological studies, emphasis will be placed on the basic reproduction number of the disease and its meaning as the number of secondary infections caused by an infectious individual. Furthermore, two proposals for introducing mathematical epidemiology in junior school and high school will be presented, one with the specific presentation of epidemiological models discretized as coupled recursive sequences, and the other as an interdisciplinary project involving computer programming, mathematics and related disciplines, with the purpose to build epidemiological models, implement them computationally and study the dynamics they describe.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.