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2019_AmandaChelskidaMotta.pdf9,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRocha, Dais Gonçalves-
dc.contributor.authorMotta, Amanda Chelski da-
dc.date.accessioned2024-01-23T21:43:36Z-
dc.date.available2024-01-23T21:43:36Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.date.submitted2019-07-09-
dc.identifier.citationMOTTA, Amanda Chelski da. Apoiar e intervir: efeitos de um processo de construção participativa de um plano de educação permanente para apoiadores matriciais. 2019. 182 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47468-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar os efeitos de um processo de construção participativa na formulação de um plano de educação permanente em saúde (EPS) para apoiadores matriciais, com foco na qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) em uma Região de Saúde do Distrito Federal (DF). Investigamos a interface entre o referencial teóricometodológico do apoio matricial em saúde, as normativas para o processo de trabalho das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Expusemos ainda o estado da arte da interface APS, NASF e EPS no DF. Utilizamos o referencial teórico-metodológico da Pesquisa-Intervenção e oficinas com trabalhadores do NASF, entrevistas com gerentes e diário de campo como procedimentos metodológicos, no período de outubro de 2018 a junho de 2019. Denominamos “apoiador candango” o profissional forjado nas entranhas do sistema de saúde distrital e que expôs, no processo, potencialidades e dificuldades de se constituir trabalhador do NASF no DF. O plano de EPS proposto contempla as demandas elencadas pelos profissionais e gestores, acrescidas das ferramentas tecnológicas do NASF na perspectiva da educação permanente em saúde. Os efeitos que puderam ser descritos indicam caminhos que poderão orientar tanto a operacionalização do plano, quanto a proposição de novas pesquisas. Apostamos que o plano de EPS que construímos coletivamente (pesquisadores-trabalhadores e gestores) poderá vir a ser um importante disparador de processos de educação, ampliando as possibilidades de diálogo e de mudanças.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleApoiar e intervir : efeitos de um processo de construção participativa de um plano de educação permanente para apoiadores matriciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas de saúdept_BR
dc.subject.keywordAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.keywordEducação permanentept_BR
dc.subject.keywordNúcleo de Apoio à Saúde da Famíliapt_BR
dc.contributor.advisorcoOliveira, Gustavo Nunes de-
dc.description.abstract1This study aimed to analyze the effects of a participatory construction process in the formulation of a Permanent Health Education Plan (PHEP) for matrix supporters, focusing on the qualification of Primary Health Care (PHC) in a Health Region of the Federal District (FD). The investigation covered the interface between the theoretical and methodological reference of the matrix support in health, the norms for the work process of the Expanded Family Health Center (EFHC) and the National Policy on Permanent Health Education. It was also showed the state of the art of the interface of PHC, EFHC and PHEP in the FD. We used the theoretical-methodological reference of Intervention Research in addition to workshops with workers, interviews with managers and field diary as methodological procedures in the period of October 2018 and June 2019. The professional forged in the bowels of the district health system and who exposed, in the process, the potentialities and difficulties of becoming a EFHC worker in the FD was called "candango supporter". The proposed PHEP plan contemplates the demands of professionals and managers plus the technological tools of the EFHC in the perspective of permanent education in health. The effects that can be described indicate ways that can guide both the operation of the plan and the proposition of new research. We argue that the PHEP we have built collectively (researchers-workers and managers) can be an important trigger for education processes, expanding the possibilities for dialogue and changes.pt_BR
dc.contributor.emailamanda.sesdf@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
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