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AnaClaraDeCarvalhoBrito_DISSERT.pdf914,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindadept_BR
dc.contributor.authorBrito, Ana Clara de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T21:27:33Z-
dc.date.available2024-01-24T21:27:33Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.date.submitted2023-12-05-
dc.identifier.citationBRITO, Ana Clara de Carvalho. "E eu não sou uma leitora?": em defesa da falha na leitura. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47493-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA leitora é uma figura emblemática para a literatura do século XIX. Emma Bovary, de Gustave Flaubert (1856), é responsável por cristalizar, na literatura, a imagem da mulher que lê e, na mesma proporção, se perde e provoca a sua própria ruína. A fim de investigar como é feita a construção de personagens leitoras, propomos uma análise do percurso literário da primeira protagonista feminina do realismo, para compreender o papel da leitura – e de seu efeito julgado pela crítica literária como falho, porque prejudicial – não só para a trajetória da personagem, mas também para a representação de leitoras contemporâneas. Partimos da hipótese de que a Emma Bovary é a precursora – na concepção de Jorge Luis Borges (1952) – de Bella Swan, a protagonista leitora da saga vampiresca Crepúsculo (2009), responsável por reviver o romantismo gótico. Ao investigar as práticas de leitura de Emma e Bella, sugerimos uma análise que leva em consideração três pontos de conexão: (1) a caracterização de ambas como leitoras vorazes; (2) a contraposição entre o realismo e o romantismo delineada a partir da jornada das personagens; e (3) a natureza distinta dos livros lidos pelas protagonistas: literatura de entretenimento e clássicos. Em um terceiro momento, tentamos investigar a relação entre a leitura e seus efeitos na construção de relacionamentos amorosos vividos por mulheres que leem, a partir de uma verificação cuidadosa da constituição do relacionamento entre Bella e Edward, o ideal almejado e jamais alcançado por Emma Bovary. Dessa forma, nesta dissertação, procuramos dar espaço para a reivindicação da possibilidade de exercitar a leitura como um ato falho, negado às mulheres no século XIX e na contemporaneidade também.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"E eu não sou uma leitora?" : em defesa da falha na leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPersonagens literários - mulherpt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.subject.keywordLeitura - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordBest-sellerpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The reader is an emblematic figure in 19th century literature. Emma Bovary, by Gustave Flaubert (1856), is responsible for crystallizing, in literature, the image of the woman who reads and, in the same proportion, loses herself and causes her own ruin. In order to investigate how the construction of reader characters is carried out, we propose an analysis of the literary route of the first female protagonist of realism, to understand the role of reading – and its effect judged by literary critics as flawed, because it is harmful – not only for the character's path, but also for the representation of contemporary female readers. We start from the hypothesis that Emma Bovary is the precursor – in the conception of Jorge Luis Borges (1952) – of Bella Swan, the protagonist reader of the vampire saga Twilight (2009), responsible for reviving gothic romanticism. When investigating Emma and Bella's reading practices, we suggest an analysis that takes into account three points of connection: (1) the characterization of both as voracious readers; (2) the contrast between realism and romanticism outlined through the characters’ journey; and (3) the distinct nature of the books read by the protagonists: entertainment literature and classics. In a third moment, we try to investigate the relationship between reading and its effects on the construction of loving relationships experienced by women who read, through the careful verification of the constitution of the relationship between Bella and Edward, the ideal craved and never achieved by Emma Bovary. Thus, in this dissertation, we seek to give space to a claim of the possibility of exercising reading as a failed act, denied to women in the 19th century and in contemporary times as well.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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