Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gutyerlle de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T20:45:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T20:45:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gutyerlle de Sousa. PLE OMNIBUS (para todos): a Inserção de disciplinas embasadoras nos cursos de licenciatura em Letras. 2021. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47516 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A demanda por cursos de idiomas em Português para falantes de outras línguas vem crescendo
não apenas no Brasil, mas também no exterior. Dessa forma, torna-se indispensável a
preparação de professores para atuar nessa subárea da disciplina Ensino de Línguas
(KUNZENDORFF, 1989; GIMENEZ; FURTOSO, 2000; CELANI, 2008; BATISTA;
ALARCÓN, 2012 ALMEIDA FILHO, 2006). Até 1997 não existia em instituições de ensino
do Brasil um curso de licenciatura em Letras PLE/PL2 para a formação de professores para
atender essa demanda, surgindo, depois desse ano, cursos na UnB e UFBA. Pressupõe-se que
professores com uma preparação específica no ensino de línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol,
Francês, entre outras) sejam mais adequados para uma complementação adaptadora de ensinar
PLE do que aqueles cuja formação seja somente em língua materna ou em qualquer outra área
apenas por ser nativo, pelo fato de os primeiros compreenderem com sensibilidade os processos
cognitivo, social e cultural envolvidos no ensino/aprendizagem de uma nova língua. A presente
pesquisa tem por objetivo conhecer as percepções de professores a respeito da inclusão de
disciplinas de PLE no currículo dos cursos de Licenciatura em Letras assim como propor um
protoplano de curso que pode ser utilizado nos programas de Licenciatura em Letras das
universidades brasileiras. A metodologia aqui empregada foi o estudo de caso na modalidade
análise documental (BHATTA, 2012; PRODANOV; FREITAS, 2013; YIN, 2000) na qual foi
analisado o currículo do curso de Letras/Inglês da UFPI. Para a realização da coleta de dados,
usamos o sítio da instituição denominado SIGAA além de questionários (CERVO; BERVIAN;
DA SILVA, 2006). Respondemos perguntas sobre o papel que estaria reservado a uma disciplina
de PLE no currículo de Letras/LE nas universidades brasileiras e a possível contribuição que
uma disciplina com essa natureza trará à formação inicial desses novos profissionais. A
pesquisa mostra que os participantes acreditam ser importante iniciar os graduandos no ensino
de PLE sendo necessário para isso a oferta de disciplinas nessa especialidade. Além do mais,
apresentamos as características de um protoplano de curso para essa situação que depois pode
servir como base para o planejamento específico dessa disciplina nas condições dos programas
nas universidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | PLE OMNIBUS (para todos) : a Inserção de disciplinas embasadoras nos cursos de licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português do Brasil como língua estrangeira (PBLE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos - desenvolvimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The demand for language courses in Portuguese for speakers of other languages has been
growing not only in Brazil, but also abroad. Thus, it is essential to prepare teachers to work in
this sub-area of this Language Teaching discipline (KUNZENDORFF, 1989; GIMENEZ;
FURTOSO, 2000; CELANI, 2008; BATISTA; ALARCÓN, 2012 ALMEIDA FILHO, 2006).
The preparation of professionals to meet this demand almost does not occur, considering the
only two programs specifically aimed at this preparation in PLE at UnB and UFBA. It is
assumed that teachers with a specific preparation in teaching foreign languages (English,
Spanish, French, among others) are more suitable for an adaptive complementation of teaching
PLE than those whose have been trained only in their mother tongue or in any other area only
for being native speaker, for the fact that the former sensitively understand the cognitive, social
and cultural processes involved in teaching/learning a new language. The present research aims
to know the teachers’ perceptions about the inclusion of courses of PLE in Brazilian universities
to prepare new teachers, as well as to propose a course plan that may be used in the curricula
of undergraduate programs on Foreign Language (FL) teaching. The research methodology we
used was the case study with a document analysis technique (BHATTA, 2012; PRODANOV;
FREITAS, 2013; YIN, 2000). As data collection procedures, we used the site of the university
called SIGAA as well as questionnaires (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2006). We answered
questions about the role that would be reserved for a PLE course in the curricula undergraduate
programs on FL teaching at Brazilian universities and the possible contribution that such a
course will bring to the initial training of these new professionals. The research shows that the
participants believe it is important to prepare undergraduates to teach PLE, being necessary for
this to offer specific courses. Furthermore, we present the characteristics of a course plan for
this situation, which can then serve as a basis for specific planning for this course under the
conditions of university programs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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