Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Alan Brasileiro de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alan Brasileiro de. Imagens da escrita: referências intermidiáticas entre literatura e cinema em Vidas Secas. 2023. 102 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47523 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese analisamos o romance Vidas secas ([1938] 2017) de Graciliano Ramos (1892-
1953) a partir da hipótese de que a maneira como a narração está articulada na obra,
notadamente no que diz respeito ao uso dos modos indireto, indireto livre e direto do discurso,
estabelece na página literária referências intermidiáticas ao cinema. Para deslindar tal
processo de evocação da imagem pela escrita, examinamos a estruturação narrativa do livro
cotejando-a com as noções de quadro, enquadramento e montagem próprias da teoria e do
fazer cinematográfico. Considerando ainda o argumento, pacífico na fortuna crítica do corpus
e do escritor, de que em Vidas secas a representação do subalterno não se dá pela submissão
deste à voz do intelectual que alinhava a narrativa, propomos que o cruzamento de fronteiras
entre as mídias orquestrado no texto produz como efeito uma vivificação do mundo e da
perspectiva dos protagonistas do entrecho para o leitor do romance. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Imagens da escrita : referências intermidiáticas entre literatura e cinema em Vidas Secas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ramos, Graciliano, 1892-1953 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e literatura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this thesis we analyze the novel Vidas secas ([1938] 2017) by Graciliano Ramos (1892-
1953) through the hypothesis that the way in which the narrative is articulated in the work,
notably regarding the use of indirect, free indirect and direct modes of speech, stablish on the
page intermidiality references to the cinema. In order to unravel the process of evoking the
image through writing, we examine the narrative structure of the book, comparing it with the
notions of camera, framing, montage and film making and its theory. Considering also the
argument, to wich there's no discordance, that in Vidas secas the representation of the
subaltern does not occur through its submission to the voice of the intellectual who aligned
the narrative, we propose that the borders crossing between the media orchestrated in the text
produces, as an effect, a vivification of the world and the perspective of the protagonists of
the plot for the novel reader. | en |
dc.description.abstract3 | Dans cette thèse, nous analysons le roman Vidas secas ([1938] 2017) de Graciliano Ramos
(1892-1953) à partir de l'hypothèse que la manière dont la narration est articulée dans l'œuvre,
notamment en ce qui concerne l'utilisation des modes indirects, indirects libres et directs du
discours, établit, sur le plain littéraire, des références intermediatique au cinéma. Afin de
démêler ce processus d'évocation de l'image par l'écriture, nous examinons la structure
narrative du livre en la confrontant aux notions de caméra, de cadrage, de montage et de cadre
typiques de la théorie et de la réalisation cinématographique. Considérant également
l'argument, pacifique dans la richesse critique du corpus et de l'écrivain, que dans Vidas secas
la représentation du subalterne ne passe pas par la soumission de celui-ci à la voix de
l'intellectuel qui a guidé le récit, nous proposons que le croisement des frontières entre les
médias orchestré dans le texte produit, comme effet, une vivification du monde et de la
perspective des protagonistes de la trame pour le lecteur du roman. | fr |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|