Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nakagome, Patrícia Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Dalva Martins de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-14 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Dalva Martins de. Poética da conexão e das ancestralidades: avós e netas negras na literatura brasileira contemporânea. 2023. 188 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47527 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda a presença das personagens avós e netas negras na literatura infantojuvenil
contemporânea, na perspectiva e discussão da legitimação dos discursos silenciados, apagados
ou esquecidas. Considera-se que a representatividade afirmativa do corpo da avó negra nas
narrativas insere-se em estratégias de enfrentamento do racismo estrutural, praticado desde o
processo de colonização e escravização, e recorrente na sociedade brasileira atual. Em razão
disso, a pesquisa evidencia a conectividade ou rede de memórias estabelecidas no encontro
entre as personagens das velhas negras e das meninas negras, que possibilita o encontro entre
tempos e espaços diferentes e o resgate de narrativas e discursos, articulados pelos eixos da
ancestralidade e do encantamento. Para tanto, o texto parte da leitura de obras de Monteiro
Lobato, em destaque para Histórias de Tia Nastácia (1960) e Geografia de Dona Benta (1960),
para a observação de que a construção da personagem da velha negra seguiu o modelo
hegemônico de representação do lugar destinado aos corpos negros na sociedade brasileira, ou
seja, o espaço do fundo das casas grandes. Desse modo, a persistência de construção de corpos
de velhas negras subalternizadas repercutiu em várias publicações, e alimentou o imaginário do
leitor/a na primeira metade do século vinte. Em decorrência do projeto de nação construída sob
as bases da falácia do mito da democracia racial, a pesquisa revela que a personagem Dona
Benta serviu de modelo na representação de avós brancas e seus netos brancos na literatura
infantojuvenil, produzida a partir dos anos de 1970. Isto é enquanto as avós brancas fortalecem
os encontros com seus netos e netas brancos, a velha negra não seguiu contando histórias, mas
somente realizando as tarefas domésticas. Então, para a observação da constante de
representação e dos discursos de memórias produzidos no encontro entre as personagens avósnetos, o texto analisa obras de literatura infantojuvenil, tais como: A cristaleira (2000), de
Graziela Bozano Hetzel, Bisa Bia, Bisa Bel (2007), de Ana Maria Machado. Em contrapartida,
o texto avança e confronta a ausência de representação das avós negras e netas, através da
narrativa: Histórias da Preta (2007), de Heloísa Pires Lima, e discute importância da relação
avó negra-neta negra e sua presença como categoria discursiva fundamental e complexa, e seu
impacto na definição da literatura afro-brasileira, ampliando a proposição de Duarte (2014). Em
seu ápice, a tese evidencia a necessidade de conhecer e debater obras de autoria feminina de
literatura brasileira contemporânea, entre os quais estão presentes: Os tesouros de Monifa
(2009), de Sônia Rosa, Bruna e a galinha d’Angola (2003), de Gercilga de Almeida, Betina
(2009), de Nilma Lino Gomes. No bojo das propostas, o texto apresenta os discursos e poéticas ancestrais decorrentes da conectividade do encontro entre as personagens avós-netas, através
da operacionalização dos eixos da ancestralidade e do encantamento. E estabelece como
princípio as práticas de letramento antirracista, como agenciamento e identificação de
instituições de resistência e formação leitora, em especial, o espaço escolar se configura como
o lugar das práticas do “aquilombar”, através do resgate das memórias coletivas, caracterizados
nos discursos ancentrais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poética da conexão e das ancestralidades : avós e netas negras na literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos decoloniais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações de grupos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses the presence of Black grandmothers and granddaughters in
contemporary children’s and young adult literature from the perspective and discussion of
legitimizing silenced, erased, or forgotten discourses. It is considered that the affirmative
representation of the Black grandmother’s body in narratives is part of strategies to confront
structural racism, which has been practiced since the colonization and enslavement processes
and continues to be prevalent in Brazilian society today. As a result, the research highlights the
connectivity or network of memories established in the encounters between the characters of
Black elderly women and Black girls, enabling the convergence of different times and spaces
and the retrieval of narratives and discourses articulated through the axes of ancestry and
enchantment. To this end, the text starts with the analysis of works by Monteiro Lobato, with a
focus on Histórias de Tia Nastácia (1960) and Geografia de Dona Benta (1960), to observe
that the construction of the Black elderly woman character followed the hegemonic model of
representing the place assigned to Black bodies in Brazilian society, i.e., the background of
large houses. Consequently, the persistence in constructing marginalized Black elderly
characters resonated in numerous publications and fueled the imagination of readers in the first
half of the twentieth century. As a result of the nation-building project based on the fallacy of
the myth of racial democracy, the research reveals that the character of Dona Benta served as a
model for the representation of white grandmothers and their white grandchildren in children’s
and young adult literature produced from the 1970s onwards. While white grandmothers
strengthened their bonds with their white grandchildren, the Black elderly woman ceased to tell
stories and only performed domestic tasks. Therefore, to observe the constant representation
and discourses of memories produced in the encounters between grandmother-grandchildren
characters, the text analyzes works of children’s and young adult literature, such as A cristaleira
(2000), by Graziela Bozano Hetzel, Bisa Bia, Bisa Bel (2007), by Ana Maria Machado. In
contrast, the text advances and confronts the absence of representation of Black grandmothers
and granddaughters through the narrative Histórias da Preta (2007), by Heloísa Pires Lima,
and discusses the importance of the relationship between Black grandmothers and Black
granddaughters as a fundamental and complex discursive category, and its impact on defining
Afro-Brazilian literature, expanding Duarte’s proposition (2014). At its peak, the thesis
emphasizes the need to explore and discuss works by contemporary Brazilian female authors,
including Os tesouros de Monifa (2009) by Sônia Rosa, Bruna e a galinha d’Angola (2003), by Gercilga de Almeida, and Betina (2009), by Nilma Lino Gomes. Within the proposals, the text
presents the ancestral discourses and poetics resulting from the connectivity of encounters
between grandmother-granddaughter characters, through the operationalization of the axes of
ancestry and enchantment. It establishes, as a principle, the practices of anti-racist literacy, as
an agency for the identification of resistance institutions and reading education, with the school
environment particularly emerging as the place for “aquilombar” practices through the retrieval
of collective memories characterized in ancestral discourses. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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