Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cajueiro, Daniel Oliveira | - |
dc.contributor.author | Bastos, Saulo Benchimol | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-27T14:49:27Z | - |
dc.date.available | 2024-01-27T14:49:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Saulo Benchimol. Document representations and its measurements applied to finance. 2019. 116 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47536 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma representação de documento é a descrição matemática de um texto. Aprender a representar
informação é o passo inicial para uma extração automatizada de conhecimento. Reescrevemos a
metodologia para extrair sentimento do texto, presente na literatura econômica, como um problema
de recuperação de informação, possibilitando assim a aplicação de técnicas consagradas em ciência
da computação. Mostramos que a escolha da ponderação adequada da matriz TF-IDF (frequência do
termo-inverso da frequência do documento) e representações densas levam a resultados mais consistentes.
Além disso, usamos documentos completos, em vez de versões filtradas com dicionários, como variáveis
de séries temporais, o que só foi possível devido a representações densas. Propomos dois modelos para
extrair sentimento do texto. Primeiro, um que aprende o vocabulário de acordo com movimentos em
uma variável específica. Validamos nosso modelo usando o retorno overnight no mercado de ações;
encontramos evidências de que o sentimento prevê retornos, que as notícias em t − 1 têm o maior
efeito sobre os retornos em t e que a positividade ou negatividade de uma palavra depende do contexto.
Segundo, usamos variáveis quantitativas e texto para criar um vetor de sentimento cujas coordenadas
se relacionam entre si, em vez de simples números. Encontramos com sucesso estados opostos em um
sentimento bidimensional, otimismo e pessimismo, cujas regressões em variáveis do mercado financeiro
produzem resultados que têm amparo em teorias financeiras. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Document representations and its measurements applied to finance | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise textual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de sentimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado financeiro | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A document representation is the mathematical description of a text. Learning how to represent
information is the initial step towards an automated extraction of knowledge. We rewrite the methodology
to extract sentiment from text, present in economic literature, as an information retrieval problem, thus
enabling the application of consecrated techniques in computer science. We show that the choice of an
adequate weighting scheme of the TF-IDF (Term-Frequency Inverse-Document-Frequency) matrix and
dense representations leads to more consistent results. Also, we use whole documents, instead of filtered
versions with dictionaries, as time series variables, which was only possible due to dense representations.
We propose two models to extract sentiment from text. First, one that learns the vocabulary according
to movements in a specific variable. We validate our model using the overnight return in the stock
market; we find evidence that the sentiment predicts returns, that news in t − 1 has the greatest effect
on the overnight returns in t, and that the positivity or the negativity of a word depends on the context.
Second, we use quantitative variables and text to create a sentiment vector whose coordinates relate
to each other, instead of single numbers. We successfully find opposite states in a two dimensional
sentiment, optimism and pessimism, whose regressions on financial market variables produce results
that are supported by financial theories. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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