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Título: Da corpa-política ao corpo-texto : transescritura, existência e resistência na narrativa transvestigênere brasileira contemporânea
Autor(es): Santos, Manuela Rodrigues
Orientador(es): Leal, Virgínia Maria Vasconcelos
Assunto: Literatura brasileira contemporânea
Transexualidade - literatura
Queer
Autoria trans
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: SANTOS, Manuela Rodrigues. Da corpa-política ao corpo-texto: transescritura, existência e resistência na narrativa transvestigênere brasileira contemporânea. 2023. 254 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As corporalidades transvestigêneres, ao deixarem de ser objeto para se tornarem sujeito da própria representação, tomam a escrita encarnada e pulsante como um ato político e como um ritual, um encantamento por meio do qual conjuram mundos a partir das palavras. Desse modo, através desta investigação traçaram-se as estratégias estéticas e políticas mobilizadas pela narrativa transvestigênere brasileira contemporânea ao expandir sua corpa-política no corpo da escrita para tecer a transescrita e com ela mergulhar nas fabulações que reelaboram modos de apreensão do mundo e do corpo como lugar de produção de conhecimento. Para desvendar os segredos dessa alquimia das palavras mergulhamos nas obras E se eu fosse puta (2018) e Neca + 20 poemetos travessos (2021), de Amara Moira; Van Ella Citron (2017), de Bruna Sofia Morsch; Contos Transantropológicos (2018) e Contos Transantropofágicos (2021), de Atena Beauvoir e Vila Mathusa (2022), de Zênite Astra. Como suporte, localizamo-nos no interior dos saberes transfeministas, dos estudos trans, da baixa teoria, da fenomenologia queer, das filosofias da imanência e dos feminismos que permitiram compreender como, ao transformar a palavra em palavra-ação, ao erguer a voz, as corpas transvestigêneres conjuram uma obra literária na qual estão entrelaçados o estético, o político e a dissidência, fazendo brotar uma poética transvestigênere que nasce dessa corpa e de sua experiência de ser/estar no mundo.
Abstract: Transgender corporealities, when ceasing to be an object to become the subject of their own representation, take incarnated and pulsating writing as a political act and as a ritual, an enchantment through which they conjure up worlds from words. Thus, through this investigation, the aesthetic and political strategies mobilized by the contemporary Brazilian transgender narrative were traced by expanding its body politics in the body of the writing to weave the transwriting and with it to dive into the fables that re-elaborate ways of apprehending the world and the body as a place of knowledge production. To unlock the secrets of this alchemy of words, we dive into the works E se eu fosse puta (2018) and Neca + 20 poemetos travessos (2021), by Amara Moira; Van Ella Citron (2017), by Bruna Sofia Morsch; Contos Transantropológicos (2018) and Contos Transantropofágicos (2021), by Atena Beauvoir and Vila Mathusa (2022), by Zênite Astra. As a support, we locate ourselves inside transfeminist knowledge, trans studies, low theory, queer phenomenology, philosophies of immanence and feminisms that allowed us to understand how, by transforming the word into word-action, by raising the voice, transgender bodies conjure up a literary work in which the aesthetic, the political and dissidence are intertwined, giving rise to a transvestite poetics that is born from this body and its experience of being in the world.
Résumé: Les corporéités transgenres, lorsqu'elles cessent d'être un objet pour devenir le sujet de leur propre représentation, prennent l'écriture incarnée et palpitante comme un acte politique et comme un rituel, un enchantement par lequel elles évoquent des mondes à partir des mots. Ainsi, à travers cette enquête, les stratégies esthétiques et politiques mobilisées par le récit transgenre brésilien contemporain ont été tracées en élargissant sa corps-politique dans le corps de l'écriture pour tisser la transécriture et avec elle pour plonger dans les fables qui réélaborent des manières d'appréhender le monde et le corps comme lieu de production de connaissances. Pour percer les secrets de cette alchimie des mots, on plonge dans les œuvres E se eu fosse puta (2018) et Neca + 20 poemetos travessos (2021), d'Amara Moira; Van Ella Citron (2017), de Bruna Sofia Morsch; Contos Transantropológicos (2018) et Contos Transantropofágicos (2021), d'Atena Beauvoir et Vila Mathusa (2022), de Zênite Astra. Comme support, nous nous situons à l'intérieur des savoirs transféministes, des études trans, de la basse théorie, de la phénoménologie queer, des philosophies de l'immanence et des féminismes qui nous ont permis de comprendre comment, en transformant la parole en parole-action, en élevant la voix, les corps transgenres évoquent une œuvre littéraire où l'esthétique, le politique et la dissidence s'entremêlent, donnant lieu à une poétique travestie qui naît de ce corps et de son expérience d'être au monde.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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