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Título: Repertórios do fracasso na literatura pré-modernista brasileira e modernista mexicana : crítica, autonomia e renovação do cânone nas literaturas de final do século XIX e começo do século XX
Autor(es): Sanchez, Paul Aguilar
Orientador(es): Carvalho, Erivelto da Rocha
Assunto: Literatura moderna - critica e interpretação
Sistema literário
Literatura - crítica e interpretação
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: SANCHEZ, Paul Aguilar. Repertórios do fracasso na literatura pré-modernista brasileira e modernista mexicana : crítica, autonomia e renovação do cânone nas literaturas de final do século XIX e começo do século XX. 2023. xiv, 181 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente tese tem como objetivo propor o tópico do fracasso como eixo de análise dos repertórios literários e de leitura das poéticas em Urupês (1918), de Monteiro Lobato, Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), de Lima Barreto, Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, Cuentos Frágiles (1883), de Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895), de Amado Nervo e Asfódelos (1897), de Bernardo Couto Castillo. Para analisar o fracasso nesses repertórios pré-modernistas brasileiros e modernistas mexicanos, a pesquisa reflete, primeiramente, sobre a noção geral de sistema (BERTALANFFY, 1986), de sistema literário (EVEN-ZOHAR, 2007-2011), de campo literário (BOURDIEU, 1989), e dos limites que essas propostas oferecem. Desse modo, compreende-se as relações abstratas e concretas dos produtos literários, as condições de produção e recepção e as possíveis presenças textuais (GENETTE, 1989). Isso apontaria, desde o início, para a ligação entre os autores e os potenciais leitores das obras, mas, sobretudo, para a compreensão das relações que os repertórios e poéticas em questão apresentam. Após ditas reflexões, propõe-se observar a literatura como uma realidade utópica multidimensional, e os repertórios como uma construção resultante dessa multidimensionalidade. Ademais, explora-se a noção de fracasso e sua ligação com a literatura, deixando o termo “fracasso” para as condições de produção, ao passo que se emprega o conceito de “entropia” para as condições de recepção. A metodologia consiste na análise dos textos baseada nas propostas teóricas de Gilles Deleuze e Félix Guatarri (2010). Deste modo, identifica-se o fracasso como um bloco de sensações ⎯afectos⎯, os quais, por sua vez, estão contidos tanto nos repertórios quanto nas poéticas das obras supracitadas. A análise, propriamente dita, destaca o fracasso em si e a releitura que se pode oferecer para cada uma das obras brasileiras e mexicanas, além de sublinhar como esse fracasso move todo o sistema e circuito literários em direção à renovação do cânone.
Abstract: This PhD dissertation aims to propose the topic of failure as the axis of analysis and reading of literary repertoires in Urupês (1918), by Monteiro Lobato, Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), by Lima Barreto, Os Sertões (1902), by Euclides da Cunha, Cuentos Frágiles (1883), by Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895), by Amado Nervo and Asfódelos (1897), by Bernardo Couto Castillo. In order to analyze failure in the Brazilian Pre-Modernist and Mexican Modernist repertoires, the research first reflects on the general notion of system (BERTALANFFY, 1986), of literary system (EVEN-ZOHAR, 2007-2011), of literary field (BOURDIEU, 1989), and of the limits that these proposals offer. In this way, the abstract and concrete relations of literary products, the conditions of production and reception, and the possible textual presences can be understood (GENETTE, 1989). This would point from the outset to the possible link between authors and potential readers of the works; but, above all, it would point to the understanding of the relations existing in the repertoires in question. After such reflections, it is proposed to observe literature as a multidimensional utopian reality, while the repertoires as a construction product of that multidimensionality. Furthermore, the notion of failure and its link with literature is explored, leaving the term “failure” for the conditions of production, and making use of the concept of “entropy” for the conditions of reception. The methodology consists on the analysis of the texts based on the theoretical proposals of Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010). Thus, failure is sought as a block of sensations ⎯affects⎯, which, in turn, are contained in the repertoires of the above-mentioned works. The analysis, properly speaking, highlights this failure and the rereading that can be offered for each of the Brazilian and Mexican works, in addition to highlighting how this failure moves the entire literary system and circuit in the direction of the renewal of the canon.
Resumen: La tesis que aquí se presenta tiene como objetivo proponer el tópico del fracaso como eje de análisis de los repertorios literarios y de lectura de las poéticas en Urupês (1918), de Monteiro Lobato, Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), de Lima Barreto, Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, Cuentos Frágiles (1883), de Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895), de Amado Nervo e Asfódelos (1897), de Bernardo Couto Castillo. Para analizar el fracaso en los repertorios pré-modernistas brasileños y modernistas mexicanos, la investigación reflexiona, en primer momento, la noción general de sistema (BERTALANFFY, 1986), de sistema literario (EVEN-ZOHAR, 2007-2011), de campo literario (BOURDIEU, 1989), y de los límites que estas propuestas ofrecen. De este modo, se comprenden las relaciones abstractas y concretas de los productos literarios, las condiciones de producción y recepción, y las posibles presencias textuales (GENETTE, 1989). Esto apuntaría, desde el inicio, hacia el posible lazo entre los autores y los potenciales lectores de las obras; pero, sobre todo, hacia la comprensión de las relaciones habidas en los repertorios en cuestión. Luego de tales reflexiones, se propone observar a la literatura como una realidad utópica multidimensional, mientras que a los repertorios como una construcción producto de esa multidimensionalidad. Además, se explora la noción de fracaso y su lazo con la literatura, dejando el término “fracaso” para las condiciones de producción, y haciendo uso del concepto de “entropía” para las condiciones de recepción. La metodología consiste en el análisis de los textos basados en las propuestas teóricas de Deleuze y Guattari (2010). Así, se identifica el fracaso como un bloque de sensaciones ⎯ afectos⎯, los cuales, por su vez, están contenidos en tanto en los repertorios como en las poéticas de las obras supracitadas. El análisis, propiamente dicho, destaca el fracaso en sí y la relectura que puede ofrecerse para cada una de las obras brasileñas y mexicanas, además de subrayar cómo ese fracaso mueve todo el sistema y circuito literarios en dirección a la renovación del canon.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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