Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47579
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DanielaLinkeviciusDeAndrade_TESE.pdf15,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A conversa começa aqui : padrões de autoridade nos fóruns de história do Reddit (2008-2018)
Autor(es): Andrade, Daniela Linkevicius de
Orientador(es): Assis, Arthur Alfaix
Coorientador(es): Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Assunto: Autoridade
Internet - história
Fórum de discussão
Redes sociais - análise
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: ANDRADE, Daniela Linkevicius de. A conversa começa aqui: padrões de autoridade nos fóruns de história do Reddit (2008-2018). 2023. 266 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a interface entre a historiografia e a web, com ênfase nas práticas que visam conferir autoridade àquilo que se produz e comunica enquanto conhecimento histórico no espaço digital. Para tanto, a investigação concentrou-se em três fóruns de história dentro da plataforma Reddit: r/history, r/AskHistorians e r/badhistory, no intervalo entre 2008 e 2018. Na análise, “autoridade” funciona como um meta-conceito, referindo-se a um tipo geral de fenômeno social e histórico que subentende uma dissimetria hierárquica aceita por todos na relação. Pressuposto importante da investigação é, portanto, que as relações de autoridade atravessam o conhecimento histórico, sendo este último também inseparável da prática social. Para iluminar as relações de autoridade no conhecimento histórico produzido na web, abordamos, num primeiro momento, a arquitetura hierárquica dos fóruns de discussão e os sistemas que o antecederam no espaço digital. Depois, passamos para a compreensão do Reddit enquanto plataforma, atentando-nos para a dinâmica de sua sociabilidade técnica e para o surgimento dos subreddits. Em seguida, abrimos uma discussão mais aprofundada acerca do conceito de autoridade, explorando sua historicidade e possíveis transformações quando inserido no espaço digital. Ao fim, buscamos explicar de maneira detalhada qual seria o processo que cria e legitima autoridades nos subreddits de história, através da investigação de três estruturas em que se baseia esse processo: os perfis de usuários, as ferramentas e sistemas que organizam as conversas nos fóruns, e as regras que versam sobre questões de produção e monitoramento do conhecimento histórico. A pesquisa assinala a complexidade e pluralidade das práticas de autoridade no espaço digital, especialmente quando associadas à construção do conhecimento, ressaltando em especial o protagonismo de autoridades executivas e não-executivas, que se manifestam especialmente como autoridades operativas e autoridades epistêmicas que se relacionam a todo momento. Nesse cenário, procuraremos avançar a tese de que os subreddits de história, ao estipular tais relações entre autoridades epistêmicas e operativas para a produção do conhecimento, procuraram gerar estabilidade, segurança, e inteligibilidade num ambiente conhecido por ser aberto, instável e contraditório, adaptando práticas muito semelhantes àquelas que caracterizam o trabalho dos historiadores. A transformação que a web efetua na construção do conhecimento histórico se dá nesse processo de (re)criação adaptada a materialidade digital. Por isso, a forma como os historiadores contribuem para a conversa na web é tão importante quanto o conteúdo que eles contribuem, trazendo à tona a construção da autoridade epistêmica através da estrutura do argumento, dentro do espaço digital.
Abstract: This dissertation aims to understand how historical knowledge occurs on the web by analyzing the practices that aim to confer authority to the knowledge produced and communicated in the digital space. To this end, we focus our investigation on three history forums within the Reddit platform: r/history, r/AskHistorians, and r/badhistory, between 2008 and 2018. We consider authority a social and historical phenomenon that presupposes a hierarchical dissymmetry accepted by everyone in the relationship, functioning as a meta concept, assuming that authority relations intersect historical knowledge. Following authority relations, we first address the hierarchical architecture of discussion forums and the systems that preceded it in the digital space. Then, we move on to understand Reddit as a platform, focusing on the dynamics of its technical sociability and the emergence of subreddits. From there, we will proceed to a deeper discussion about the concept of authority, exploring its historicity and possible transformations when inserted in the digital space. Finally, we seek to explain the process that creates and legitimates authorities in the history subreddits through the investigation of three structures on which this process is based: the user profiles, the tools and systems that organize the conversations in the forums, and the rules that address issues of production and monitoring of historical knowledge. The research points out the complexity and plurality of authority practices in the digital space, mainly when associated with the construction of knowledge. It highlights the protagonism of executive and non-executive authorities, which manifest themselves as operative and epistemic authorities, which are always related. By adapting practices very similar to those that characterize the work of historians, stipulating relationships between epistemic and operative authorities for the production of knowledge, history subreddits sought to generate stability, security, and intelligibility in an environment known to be open, unstable, and contradictory. The web transforms the construction of historical knowledge, a process of (re)creation adapted to digital materiality. Therefore, the way historians contribute to the web conversation is as important as the content they contribute, bringing to light the construction of epistemic authority through the structure of argument within the digital space.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.