Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faria, Daniel Barbosa Andrade de | pt_BR |
dc.contributor.author | Limeira, Míriam Silvestre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T21:10:09Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T21:10:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMEIRA, Miriam Silvestre. Entre o épico e o cômico: o cinema brasileiro, o humor e a história. 2022. 270 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47582 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese reflete sobre formas de narrativa da história, no caso, em filmes cômicos brasileiros
realizados em diferentes épocas. Aqui, a articulação que se propõe contempla dois gêneros
cinematográficos (a comédia e o filme histórico) como veículos de imagens e mensagens
capazes de encarnar formas de percepção sobre a história. É possível elencar e refletir acerca
de temas voltados para a História do Brasil que foram objeto de elaboração em comédias na
cinematografia nacional. O conceito de gênero cinematográfico e suas diversas ramificações
remetem à riqueza do que se configura por trás do modelo histórico e as possibilidades
narrativas quando de sua conexão com a comédia. Quais as percepções sobre a história estão
sendo veiculadas nesse formato de comédia, de farsa? O que se apresenta como objeto de
riso a respeito da história no cinema brasileiro? Estas foram duas questões que a todo
momento se apresentaram no decorrer da pesquisa. Todas estas minúcias detalhadas nesta
teia de possibilidades nos mostram a complexidade do objeto de maneira a estabelecer
relações entre a comédia, o cinema e a história com um enfoque vinculado à cinematografia
brasileira. Quanto às fontes, exploram-se três filmes que subverteram as convenções do
gênero histórico através da comédia e que compartilham o recurso retórico à metalinguagem
para falar de história e também da produção cinematográfica brasileira à época de suas
respectivas realizações: Carnaval Atlântida (1952, direção de José Carlos Burle), Ladrões de
cinema (1977, direção de Fernando Coni Campos) e A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e
urucum (2014, direção de Ana Carolina Teixeira Soares). Nos três filmes, a conexão entre os
elementos presentes no imaginário do público sobre a Grécia Antiga, a Inconfidência Mineira
e a celebração da primeira missa no Brasil (especialmente tendo por referência o quadro de
Víctor Meirelles, de 1861), é explorada. Dentre os autores que forneceram subsídios para
tramar essa rede de possibilidades de percepção sobre o passado, encontram-se Hayden
White, Jacques Rancière, Hannu Salmi e Robert A. Rosenstone, contribuindo para o diálogo
que possa conceber a comédia cinematográfica como uma forma de pensamento histórico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o épico e o cômico : o cinema brasileiro, o humor e a história | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims at reflecting upon varied forms of historical accounts, namely, those
manifest in Brazilian comic films of various periods. The articulation proposed herein
contemplates two filmic genres (the comedy and the historic film) as media capable of
conveying images and messages akin to certain forms of historic apprehension. It is possible
to reflect upon themes bearing on the History of Brazil which were elaborated upon in
comedies in Brazilian cinematography. The concept of filmic genre and its ramifications
point to the richness of what lies behind the historical model and its narrative possibilities
when associated with comedy. Which perceptions of history are being conveyed in comedy
and farce? What is the being laughed at as regards history in Brazilian cinema? These two
questions governed this investigation. All the minutiae detailed in this web of possibilities
reveal the complexity of the object so as to establish relations between comedy, cinema and
history with a focus on the Brazilian cinematography. As for the sources elected, three films
which challenge the conventions of the historical genre through comedy were analyzed, in
which the rhetorical use of metalanguage is present: Carnaval Atlântida (1952, directed by José
Carlos Burle), Ladrões de cinema (1977, directed by Fernando Coni Campos) and A primeira
missa ou tristes tropeços, enganos e urucum (2014, directed by Ana Carolina Teixeira Soares). Not
only to these films discuss history but also the conditions of Brazilian filmic production at
the time of their footage. In these films, the connexions between the elements featuring in
the public imaginary about Ancient Greece, the Mineira Inconfidence and the celebration of
the first mass in Brazil, whose unavoidable reference is the 1861 painting by Victor Meirelles,
are explored. Hayden White, Jacques Rancière, Hannu Salmi and Robert A. Rosenstone are
among the authors offering insights into how to weave this theoretical proposal in which
comic cinema is conceived of as a form of historical thought. | en |
dc.description.abstract3 | Cette recherche a pour but une réflexion autour des formes des narratives historiques,
notamment celle présente dans des filmes comiques brésiliens de différentes périodes.
L’articulation théorique proposée ici comprend deux genres cinématographiques (la comédie
et le film historique) en tant que véhicules d’images et de messages portant sur l’appréhension
historique. L’élaboration comique chez la cinématographie brésilienne autour de l’Histoire
du Brésil fournit l’objet de notre investigation. Le concept de genre cinématographique et
ses plusieurs ramifications renvoient à la richesse du modèle historique et ses possibilités
narratives en ses rapports avec la comédie. Quelles perceptions sur l’histoire sont véhiculées
par cette forme comique, farcesque? Qu’est-ce qui se présente en tant qu’objet du rire dans
ce qui concerne l’histoire chez le cinéma brésilien? Ces deux questions gouvernent cette
recherche. Toutes ces points caractéristiques dans cette toile de possibilités révèlent la
complexité de l’objet de façon à établir les rapports entre le comique, le cinématographique
et l’historique à partir de la cinématographie brésilienne. Trois films qui défient les
conventions du genre historique à travers le comique et dont l’appel au métalangage est
partagé pour parler de l’histoire aussi que de la production cinématographique brésilienne à
l’epoque de leur réalisation ont été analysés: Carnaval Atlântida (1952, réalisé par José Carlos
Burle), Ladrões de cinema (1977, réalisé par Fernando Coni Campos) et A primeira missa ou tristes
tropeços, enganos e urucum (2014, réalisé par Ana Carolina Teixeira Soares). Dans ces films, les
rapports entre les éléments présents dans l’imaginaire publique autour de la Grèce Ancienne,
l’Inconfidence Mineira et la célébration de la première messe au Brésil, dont la référence
incontournable est le tableau daté de 1861 de Victor Meirelles, sont explorés. Hayden White,
Jacques Rancière, Hannu Salmi et Robert A. Rosenstone sont parmis les auteurs qui
contribuent à la toile théorique de cette investigation dans laquelle le cinéma est conçu
comme une forme de pensée historique. | fr |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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