Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torres, Mateus Gamba | pt_BR |
dc.contributor.author | Passos, Amanda de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T21:22:10Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T21:22:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Amanda de Oliveira. Brasília, cinema e censura: as diferentes representações da nova capital (1960-1981). 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar de que forma a cultura e os sistemas
de representação da época da ditadura militar (1964-1985), marcada pela censura,
modernização conservadora do regime autoritário e o ideal nacional-desenvolvimentista,
influenciou a produção cinematográfica e a visão dos cineastas sobre a nova capital,
Brasília. A partir do diálogo teórico com Michel de Certeau, Michel Foucault e Stuart
Hall, busca-se compreender os sistemas de representação presentes nas narrativas dos
filmes sobre Brasília da época (‘‘Samba em Brasília’’, ‘‘Vestibular 70’’ e ‘‘Brasília Ano
10’’) e nos documentos produzidos pelos censores. O estudo da dinâmica dos censores
com os censurados e suas produções artísticas será o fio condutor do trabalho, com o
intuito de discorrer sobre as possíveis representações do que seria uma produção ideal
sobre a nova capital e o que era considerado uma produção ‘‘subversiva’’, e como isto
está diretamente conectado com um discurso maior sobre o que é entendido como
Brasília. Por meio da análise da construção desses discursos sobre a cidade, pretende-se
entender por que eles surgem e por que são importantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações identitárias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to understand how the culture and the systems of representation of
the military dictatorship era (1964-1985), with censorship, conservative modernization of
the authoritarian regime, and the national-developmentist ideal impregnated in the
filmmakers' perspective at the time of the first years in Brasília, influenced the production
of films and the vision of these artists about the new capital. There is a theoretical debate
among the main authors that will provide the basis and support for the arguments used in
the dissertation, such as Michel de Certeau, Michel Foucault, and Stuart Hall. Based on
this, it will be possible to understand the concept of systems of representation and how
they are present in the narratives of the films about Brasília of that time ("Samba em
Brasília," "Vestibular 70," and "Brasília Ano 10") and in the documents produced by the
censors. Understanding how the dynamics between censors and censored artists and their
artistic productions worked will be the guiding thread of the work since it will discuss the
possible representations of what an ideal production about the new capital would be and
what was considered a risky, "subversive" production, and how this is directly connected
to a majority discourse about Brasília. The construction of these discourses about the
capital will also be analyzed as a way of understanding why they arise and are important
both for the Brazilian state and for the artistic producers of that time. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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