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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anna Lorena Moraispt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T21:22:10Z-
dc.date.available2024-01-30T21:22:10Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.date.submitted2023-08-02-
dc.identifier.citationSILVA, Anna Lorena Morais. A nova capital em narrativas fílmicas: das tramas de cinejornais ao protagonismo de sujeitos históricos no Distrito Federal. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47603-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar narrativas fílmicas sobre a construção da nova capital e os anos iniciais após a inauguração, considerando estas como representações históricas. Oito filmes relacionados à história do Distrito Federal (DF) são utilizados como fontes documentais. Os cinejornais: Brasília nº 04 de 1957, Brasília nº 10 de 1958 e Brasília nº 16 de 1959; e as películas: Brasília, Contradições de uma Cidade Nova (1967), de Joaquim Pedro de Andrade; Taguatinga em Pé de Guerra (1982), de Armando Lacerda; A Capital dos Brasis (1989), de Geraldo Moraes; Romance do Vaqueiro Voador (2007), de Manfredo Caldas; e A Saga das Candangas Invisíveis (2008), de Denise Caputo. Os três primeiros abordam a construção da cidade. São documentários de caráter institucional do governo federal da época, realizados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital- NOVACAP, a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek (JK). Avaliamos como as representações e discursos presentes nesses cinejornais incorporam o ideal do discurso fundador de JK que se tornou narrativa hegemônica sobre a cidade. Argumentamos então que as demais narrativas fílmicas apresentam outras possibilidades de leituras sobre a capital, pois mesmo revelando permanências de representações e discursos sobre a “Brasília, capital da esperança e modernidade”, representam e constroem narrativas disruptivas desse ideal. A investigação documental das narrativas fílmicas permite que surjam discursos e representações outras, as quais compõem um diálogo sobre a cidade e os sujeitos que nela - ou nos arredores dela - viveram ou residem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA nova capital em narrativas fílmicas : das tramas de cinejornais ao protagonismo de sujeitos históricos no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - históriapt_BR
dc.subject.keywordNarrativas históricaspt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordDocumento audiovisualpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze film narratives about the construction of the new capital and the initial years after its inauguration, considering these as historical representations. Eight films related to the history of the Federal District (DF) are used as documentary sources. The newsreels: Brasília nº 04 of 1957, Brasília nº 10 of 1958 and Brasília nº 16 of 1959; and the films: Brasília, Contradições de uma Cidade Nova (1967), by Joaquim Pedro de Andrade; Taguatinga em Pé de Guerra (1982), by Armando Lacerda; A Capital dos Brasis (1989), by Geraldo Moraes; Romance do Vaqueiro Voador (2007), by Manfredo Caldas; and A Saga das Candangas Invisíveis (2008), by Denise Caputo. The first three deal with the construction of the city. They are institutional documentaries of the federal government at the time, made by Companhia Urbanizadora da Nova Capital - NOVACAP, at the request of the thenpresident Juscelino Kubitschek (JK). We evaluated how the representations and discourses present in these newsreels incorporate the ideal of JK's founding discourse, which became the hegemonic narrative about the city. We then assume that the other film narratives present other possibilities of readings about the capital, because even revealing permanence of representations and discourses about “Brasília, capital of hope and modernity”, they represent and build disruptive narratives of this ideal. The documentary investigation of filmic narratives allows for the emergence of other discourses and representations, which make up a dialogue about the city and the subjects who lived or resided in it - or around it.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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