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CintiaChavesRodrigues_DISSERT.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá Júnior, Luíz César dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Cíntia Chavespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T21:22:10Z-
dc.date.available2024-01-30T21:22:10Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.date.submitted2023-09-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cíntia Chaves. Vidas da iconologia: configurações, usos e efeitos do método iconológico de Erwin Panofsky. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47605-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractSe o nome do historiador da arte Erwin Panofsky está inscrito decisivamente na historiografia da arte, isso ocorre, em grande medida, graças ao sucesso do método iconológico. Autonomizado como técnica de descrição e interpretação de obras de arte, ele se confunde, hoje, com a própria prática disciplinar em que veio a se afirmar. O objetivo desta dissertação é restituir sua historicidade a partir do estudo da rede conceitual mobilizada por Panofsky ao formulá-lo, da recepção crítica que recebeu e de usos que dele foram feitos, particularmente no Brasil. Espera-se demonstrar, com base em uma história intelectual atenta à materialidade dos textos, como uma reflexão filosófica empreendida por Panofsky para dar origem a um procedimento cognitivo de caráter geral se transformou em um método replicável.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVidas da iconologia : configurações, usos e efeitos do método iconológico de Erwin Panofskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistoriografia - artept_BR
dc.subject.keywordIconologiapt_BR
dc.subject.keywordPanofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1If the name of the art historian Erwin Panofsky is decisively inscribed in the art historiography, this is largely due to the success of the iconological method. Autonomized as a technique for describing and interpreting works of art, it is intertwined with the very disciplinary practice in which it came to assert itself. The aim of this research is to restore its historicity starting from the study of the conceptual network mobilized by Panofsky, the critical reception it received and the uses that were made of it, particularly in Brazil. It is intended to demonstrate, based on an intellectual history aware of the text’s materiality, how a philosophical thought developed by Panofsky to give rise to a general cognitive procedure was transformed into a replicable method.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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