Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Torres, Mateus Gamba | pt_BR |
dc.contributor.author | Viana, Marcella Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T21:34:43Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T21:34:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Marcella Vieira. A resistência estudantil no Território Federal do Amapá durante a ditadura civil-militar (1964-1968). 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47622 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o Movimento Estudantil do Território Federal
do Amapá (TFA) entre os anos de 1964 e 1968, à luz do Relatório da Comissão Estadual da
Verdade do Amapá, produzido entre os anos de 2013 e 2016. Para alcançar o objetivo da
pesquisa, além do relatório, analiso o arquivo não publicado, que inclui as oitivas e documentos
oficiais que foram cedidos pela Comissão Estadual da Verdade do Amapá (CEV-AP) para a
realização da presente pesquisa. Utilizando a História Oral, a História Social e a História do
Tempo Presente, este trabalho problematiza as relações do Movimento Estudantil diante da
militarização do Estado, e observa os atos de resistência e apoio ao golpe civil-militar por parte
dos estudantes, entendendo que, mesmo submetidos à um ambiente político-administrativo
diverso da maioria do país, eles superaram boa parte das especificidades territoriais que
poderiam prejudicar a própria existência do movimento. Constatou-se que estudantes
externalizaram, até onde foi possível, suas pautas, apoios e reivindicações à ditadura civilmilitar. Assim, a análise feita sobre os agrupamentos estudantis no TFA identifica
movimentações intencionais e cotidianas, desprendendo-se de qualquer inferência à inércia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A resistência estudantil no Território Federal do Amapá durante a ditadura civil-militar (1964-1968) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amapá (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história - 1964-1985 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to analyze the Student Movement of the Federal Territory of Amapá
between 1964 and 1968, according to the Report of the Amapá State Truth Commission,
produced between 2013 and 2016. In addition to the report, I analyze the unpublished
documents, which include the hearings and official records provided by the CEV-AP for the
conduct of the present research. Based on Oral History, Social History, and History of the
Present Time methods, this study discusses the relations of the Student Movement in face of
the militarization of the Brazilian State, and it examines the acts of resistance and support to
the civil-military coup on the part of the students, understanding that, even subjected to a
distinct political-administrative environment from the majority of the country, they overcame
many of the territorial peculiarities that could jeopardize the very existence of the movement.
It was found that students externalized, as far as possible, their agendas, support, and demands
to the civil-military dictatorship. Thus, the analysis of the student groupings in the TFA
identifies intentional and daily actions, far from any inference of inertia. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|