Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47651
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CarolinaMenezesLima_DISSERT.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarneiro, Rosamaria Giattipt_BR
dc.contributor.authorLima, Carolina Menezespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T20:24:03Z-
dc.date.available2024-02-01T20:24:03Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationLIMA, Carolina Menezes. Si me permiten hablar… testimonio, interseccionalidade e feminismos: as contribuições de Domitila Barrios Cuenca para o pensamento social latino-americano. 2022. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47651-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado busca publicizar a vida de Domitila Barrios Cuenca, mais conhecida como Domitila Chungara, uma mãe, dona de casa e líder do movimento de mulheres das minas bolivianas dos anos 1960, e discutir a partir do “conhecimento encarnado” o pensamento social latino-americano produzido por mulheres. Mãe, dona de casa, vendedora de salteñas e Secretária-Geral do Comité de Amas de Casa de Siglo XX, organização aliada ao movimento sindical mineiro, teve importante papel democrático nas ditaduras militares de General René Barrientos (1964-1969) e de Hugo Banzer (1971-1978) pela libertação de seu povo. Seu testimonio, publicado por Moema Viezzer (1977), denuncia as péssimas condições de vida e trabalho nas minas e as violências do Estado contra os trabalhadores, indígenas, campesinos e donas de casa. Participante da Tribuna del Año Internacional de la Mujer das Nações Unidas, em 1975, compartilhou a visão popular da realidade boliviana e as consequências do imperialismo capitalista na Bolívia, evidenciando que não é possível homogeneizar a experiência das mulheres. A pesquisa mostrou que, o que tardiamente viria a ser teorizado como interseccionalidade, já vigoravam na América Latina e que o “conhecimento encarnado” é uma potente forma de contribuição para produção de conhecimento para o pensamento social latino-americano.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSi me permiten hablar… testimonio, interseccionalidade e feminismos : as contribuições de Domitila Barrios Cuenca para o pensamento social latino-americanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres na políticapt_BR
dc.subject.keywordDitadura militar - Bolíviapt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.keywordHistórias de vidapt_BR
dc.subject.keywordpensamento socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master's thesis seeks to publicize the life of Domitila Barrios Cuenca, better known as Domitila Chungara, mother, housewife and leader of the women's movement in the Bolivian mines of the 1960s, and to discuss the Latin American social thought produced by women. Mother, housewife, saleswoman of salteñas and General Secretary of the Comité de Amas de Casa de Siglo XX, an organization allied to trade union movement from mines, played an important democratic role in the military dictatorships of General René Barrientos (1964-1969) and Hugo Banzer (1971-1978) for the liberation of his people. His testimonio, published by Moema Viezzer (1977), denounces the terrible conditions of life and work in the mines and the violence of the State against workers, indigenous people, peasants and housewives. Participating in the Tribuna del Año Internacional de la Mujer of the United Nations, in 1975, she shared the popular view of the Bolivian reality and the consequences of capitalist imperialism in Bolivia, showing that it is not possible to homogenize the experience of women. The research showed that what later would be theorized as intersectionality was already in force in Latin America and that “embodied knowledge” is a potent form of contribution to the production of knowledge for Latin American social thought.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.