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2019_GyzellePereiraVilhenadoNascimento.pdf10,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Conhecimentos baseados em evidências e crenças a partir de diferentes fontes de informação
Autor(es): Nascimento, Gyzelle Pereira Vilhena do
E-mail do autor: gyzashaday@gmail.com
Orientador(es): Welker, Alexis Fonseca
Assunto: Credibilidade
Fake news
Mitos
Fatores de impacto
Citescore
Data de publicação: 3-Fev-2024
Referência: NASCIMENTO, Gyzelle Pereira Vilhena do. Conhecimentos baseados em evidências e crenças a partir de diferentes fontes de informação. 2019. 65 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: As pessoas frequentemente confiam em informações erradas, não baseadas em evidências, o que gera condutas inadequadas ou ineficientes. Ainda não se sabe exatamente quais estratégias poderiam ser usadas para diminuir os problemas advindos das informações falsas, o que foi investigado nesta tese em três estudos/capítulos. Objetivos: Avaliar se o uso de conhecimentos baseados em evidências: (i) torna o estudante mais questionador da veracidade das informações; (ii) evita que crenças equivocadas sejam repetidas; e (iii) proporciona condutas mais eficientes. Métodos: Estudo 1. O grau de confiança que os estudantes têm em livros, especialistas e professores foi avaliado após terem utilizado livros (grupo controle) ou artigos (grupo intervenção) como fonte de informação. Estudo 2. O conhecimento e o uso das recomendações de escrita baseadas em evidências por estudantes e autores de artigos publicados em revistas científicas foram avaliados. Estudo 3. Foi testado se dois métodos de ensino baseados em evidências, usados concomitantemente (acoplados), são mais eficientes do que aulas convencionais dadas pelo professor. Resultados: (i) O grau de confiança que os estudantes têm em livros, especialistas e professores diminuiu após estudarem apenas através de artigos científicos ao invés de livros. (ii) Autores de artigos de revistas menos citadas e estudantes não seguem parte das recomendações de escrita baseadas em evidências, pois escrevem textos com maior prolixidade relativa ou têm a crença de que isto seria adequado. (iii) Estudantes que tiveram aula com dois métodos baseados em evidências, utilizados conjuntamente, tiveram maior ganho de aprendizado, satisfação e motivação em estudar em relação a estudantes com aulas tradicionais dadas pelo professor. Conclusão: Esta tese mostrou que o uso do conhecimento baseado em evidências: (i) torna o estudante mais questionador da veracidade das informações; (ii) evita que crenças equivocadas sejam repetidas, por exemplo, a de que escrever de maneira prolixa seria o adequado; e (iii) proporciona condutas mais eficientes, por exemplo, um maior aprendizado, em relação a informações não baseadas em evidências.
Abstract: Introduction: People often rely on misinformation, not based on evidence, which leads to inappropriate or inefficient conduct. Exactly which strategies could be used to reduce the problems arising from false information is unknown, which was investigated in this thesis in three studies / chapters. Objectives: To evaluate whether the use of evidence-based knowledge: (i) makes the student more questioning of the accuracy of the information; (ii) prevents misguided beliefs from being repeated; and (iii) provides more efficient conduits. Methods: Study 1. The degree of confidence students have in books, experts and teachers was assessed after using books (control group) or articles (intervention group) as a source of information. Study 2. Knowledge and use of evidence-based writing recommendations by students and authors of articles published in scientific journals was evaluated. Study 3. It was tested whether two evidence-based teaching methods, used concurrently (coupled), are more effective than conventional lectures given by the teacher. Results: (i) The degree of confidence students have in books, experts, and teachers has diminished after studying only through scientific articles rather than books. (ii) Authors of less frequently cited journal articles and students do not follow part of the evidence-based writing recommendations because they write texts with greater relative prolixity or have the belief that this would be appropriate. (iii) Students who took classes with two evidence-based methods, used together, had a greater gain in learning, satisfaction and motivation to study compared to students with traditional classes given by the teacher. Conclusion: This thesis showed that the use of evidence-based knowledge: (i) makes the student more questioning of the truth of the information; (ii) prevents misconceptions from being repeated, for example, that writing in a long way would be appropriate; and (iii) provides more efficient conducts, for example, greater learning, in relation to non-evidence based information.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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