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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do-
dc.contributor.authorDias, Robson-
dc.contributor.authorGomes, Victor Márcio Laus Reis-
dc.contributor.authorCurvello, João José Azevedo-
dc.date.accessioned2024-02-07T12:21:51Z-
dc.date.available2024-02-07T12:21:51Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationROSARIO, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do et al. Processo sucessório em empresas familiares: uma leitura comunicacional, a partir do pensamento sistêmico. Qualitas Revista Eletrônica, [S. l.], v. 23, n.1, p.147-163, jan./abr, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v23i1.5964. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2463.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47701-
dc.description.abstractO artigo teórico, exploratório, qualitativo, interpreta o processo sucessório em empresa familiar a partir do arcabouço teórico do Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann, que tem como viés a construção da realidade com base na interação e na comunicação. O processo sucessório familiar é um tema de ampla investigação na Administração, mas em Comunicação ainda é pouco estudado. A empresa familiar possui contratos reificados na Cultura Organizacional que são colocados em cheque em processos de troca de lideranças, fusões, transição de forma jurídica (responsabilidade limitada, sociedade anônimas, capital aberto) e profissionalização da gestão. O planejamento para a sucessão de gerações costuma ter desafios a serem enfrentados por empresas familiares locais, regionais, nacionais e multinacionais. No artigo, analisamos o fenômeno a partir de variáveis como nepotismo, paternalismo, protecionismo, comodismo, relacionamento com públicos, circulação de informação organizacional, presença (ou não) de planejamento, identificadas em Rosário (2016). Utilizamos a baliza da Comunicação Organizacional como fenômeno, como processo e como sistema (CURVELLO, 2009). O objetivo é o de ofertar uma interpretação da comunicação e das organizações como sistemas complexos: uma leitura comunicacional da estratégia (GOMES, 2014) nesses processos sucessórios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcesso sucessório em empresas familiares : uma leitura comunicacional, a partir do pensamento sistêmicopt_BR
dc.title.alternativeFamily businesses succession process : a communicational reading according to system thinkingpt_BR
dc.title.alternativeProceso de sucesión en las empresas familiares : una lectura comunicacional deacuerdo com el pensamento sistêmicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordProcesso sucessório familiarpt_BR
dc.subject.keywordComunicação estratégicapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2463. Acesso em: 07 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18391/req.v23i1.5964pt_BR
dc.description.abstract1The theoretical, exploratory, qualitative article interprets the succession process in a family business from the theoretical framework of Systemic Thinking, in Niklas Luhmann, whose bias is the construction of reality based on interaction and communication. The family succession process is a subject of ample investigation in the Administration, but in Communication: it is still little studied. The family company has reified contracts in the Organizational Culture that are placed in check in processes of leadership change, mergers, legal transition (limited liability, joint stock company, open capital) and professional management. Generational succession planning often has challenges for local, regional, national, and multinational family businesses. In the article, we analyse the phenomena from variables such as nepotism, paternalism, protectionism, comfort, relationship with publics, circulation of organizational information, presence (or not) of planning. We use the Beacon of Organizational Communication as a phenomenon, as a process and as a system (CURVELLO, 2009). The objective is to offer an interpretation of communication and of organizations as complex systems: a communicational reading (GOMES, 2014) of these succession processes.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo teórico, exploratorio, cualitativo, interpreta el proceso sucesorio en empresa familiar a partir del marco teórico del Pensamiento Sistémico, en Niklas Luhmann, que tiene como sesgo la construcción de la realidad con base en la interacción y en la comunicación. El proceso sucesorio familiar es un tema de amplia investigación en la Administración, pero en Comunicación todavía es poco estudiado. La empresa familiar posee contratos rectificados en la Cultura Organizacional que se colocan en cheque en procesos de intercambio de liderazgos, fusiones, transición de forma jurídica (responsabilidad limitada, sociedad anónima, capital abierto) y profesionalización de la gestión. La planificación para la sucesión de generaciones suele tener desafíos a ser enfrentados por empresas familiares locales, regionales nacionales y multinacionales. En el artículo, analizamos fenómenos a partir de variables como el nepotismo, paternalismo, proteccionismo, comodidad, relación con públicos, circulación de información organizacional, presencia (o no) de planificación. Utilizamos la baliza de la Comunicación Organizacional como fenómeno, como proceso y como sistema (CURVELLO, 2009). El objetivo es el de ofrecer una interpretación de la comunicación y de las organizaciones como sistemas complejos: una lectura comunicacional de la estratégia (GOMES, 2014) de esos procesos sucessórios.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Jornalismo (FAC JOR)pt_BR
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