Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Krepsky, Débora Cesário Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T21:03:23Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T21:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.citation | KREPSKY, Débora Cesário Pereira. A (ir)relevância da integração universidade-empresa e o avanço da inovação tecnológica no Brasil: um retrato das universidades brasileiras com destaque à Universidade de Brasília. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47766 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação insere-se em uma pesquisa sobre as interações Universidade-Empresa
(U-E). Ela caracteriza o processo de interação U-E a partir das particularidades das doze
universidades nas quais essa interação é mais intensa no Brasil: UFBA, UFF, UFMG, UFRGS,
UFRJ, UFSC, UFPE, UFPR, UNESP, USP, UNICAMP e UnB. Para tanto foi realizada uma
pesquisa descritivo-explicativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como referência
dados coletados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq), por meio dos censos realizados no
período de 2000 a 2016, e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES). Evidenciamos que as universidades que mais interagem no Brasil, em número
absoluto são USP, UFRJ e a UNESP, e as universidades que possuem maior proporção de
integração são UFSC, UFBA e UNESP. Ademais, constatamos que a UnB é a única
universidade da região centro-oeste do país que aparece na lista das universidades com maior
número de grupos de pesquisa. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, ancorada na pesquisa
bibliográfica, evidenciamos, entre as características levantadas dos programas de pósgraduação, que as mais relevantes para o processo de integração são: a quantidade de programas,
a quantidade de docentes, a quantidade de pesquisadores e a quantidade de pesquisadores
doutores. Por fim, os resultados do estudo indicam que a UnB pode melhorar seu processo de
integração caso aperfeiçoe características dos seus programas de pós-graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A (ir)relevância da integração universidade-empresa e o avanço da inovação tecnológica no Brasil : um retrato das universidades brasileiras com destaque à Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação universidade-empresa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is part of a research on University-EnterpriseS (U-E) interactions. It
characterizes the U-E interaction process from the particularities of the twelve universities in
which this interaction is more intense in Brazil: UFBA, UFF, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC,
UFPE, UFPR, UNESP, USP, UNICAMP and UnB. For this, a descriptive-explanatory research
was carried out with a qualitative approach. Data collected in the Directory of Research Groups
of the National Council for Scientific and Technological Development (DGP-CNPq) were used
as reference, through censuses conducted in the period from 2000 to 2016, and in the
Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). We show that the
universities that interact the most in Brazil, in absolute number are USP, UFRJ and UNESP,
and the universities that have the highest proportion of integration are UFSC, UFBA and
UNESP. In addition, we found that UnB is the only university in the midwest region of the
country that appears on the list of universities with the highest number of research groups. Using
quali-quantitative research, anchored in bibliographic research, we evidenced, among the
characteristics raised from graduate programs, that the most relevant for the integration process
are: the number of programs, the number of professors, the number of researchers and the
number of PhD researchers. Finally, the results of the study indicate that UnB can improve its
integration process if it improves the characteristics of its graduate programs. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|