Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47851
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DanielaJosperCavalcanti_DISSERT.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Larissa Ferreira Regispt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Daniela Josperpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T20:05:30Z-
dc.date.available2024-02-22T20:05:30Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.date.submitted2023-01-23-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Daniela Josper. O uso do método alba emoting aplicado aos jogos teatrais de viola spolin no ensino médio. 2023. 160 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47851-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco principal construir um estudo voltado para o conhecimento e exercício das emoções no teatro, utilizando os jogos cênicos de Viola Spolin e o método Alba Emoting, para a verificação de como o processo de conscientização dos padrões efetores respiratórios, corporais e faciais das emoções pode colaborar em oficinas de atuação cênica voltadas para o público adolescente na escola pública do Distrito Federal. O estudo das emoções estará focado na identificação dos padrões efetores emocionais básicos de respiração das seis emoções básicas universais, fundamentados no estudo de Susana Bloch. Para o exercício cênico deste conhecimento, os jogos teatrais dão suporte para o treinamento e atuação de iniciantes e as noções de comunicação não verbal também serão evidenciadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do método alba emoting aplicado aos jogos teatrais de viola spolin no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtuação (Artes)pt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordEmoçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main focus of this work is to build a study focused on the knowledge and exercise of emotions in the theater, using the scenic games of Viola Spolin and the Alba Emoting method, to verify how the process of awareness of the respiratory, body and facial expressions of emotions can collaborate in scenic acting workshops aimed at teenagers in public schools in the Federal District. The study of emotions will be focused on identifying the basic emotional effector breathing patterns of the six universal basic emotions, based on the study of Susana Bloch. For the scenic exercise of this knowledge, theatrical games support the training and acting of beginners and the notions of non-verbal communication will also be highlighted.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.