Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47854
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ErikaSoaresEsteves_DISSERT.pdf4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andradept_BR
dc.contributor.authorEsteves, Erika Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T20:05:31Z-
dc.date.available2024-02-22T20:05:31Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.citationESTEVES, Erika Soares. Do teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental. 2023. 142 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa, Do Teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do Ensino Fundamental, desenvolvida na Escola Parque da 210/211 Norte em Brasília-DF, tem como principal característica o estudo sobre o Teatro lambe-lambe como fio condutor da investigação do processo criativo das crianças assim como a adaptação de algumas delas ao espaço cênico escolar. Através da avaliação diagnóstica realizada todo início de ano é possível identificarmos os conteúdos da “alfabetização teatral”, referentes ao 1° e 2° ano, que ainda não foram apreendidos pelos estudantes que ingressaram no 3° ano. Assim destacamos a importância do Teatro lambe-lambe como um grande aliado do professor ao ser utilizado como mais uma abordagem artístico-pedagógica facilitadora do processo de conhecimento dos elementos cênicos, como vetor de sensibilização do aluno diante do trabalho a ser desenvolvido nos palcos teatrais e como catalisador da confiança e autonomia para que o aluno perpasse tanto pelo papel de ator-animador, como de ator e também de espectador. Após o processo de familiarização direta com os elementos teatrais dentro de um mundo em miniaturas, ao estudante será proposto a mesma dinâmica para a atuação no palco. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados autores como Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter Slade, Flávio Desgranges e outros. É esperado que essa proposta, utilizando o Teatro lambe-lambe como um estilo artístico, educativo e inclusivo, possa enriquecer o aprendizado dos estudantes ao mesmo tempo em que estimula sua participação no universo teatral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro lambe-lambept_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research, From the lambe-lambe Theater to the stages: a pedagogical proposal for the 3rd year of Elementary School, developed at Escola Parque da 210/211 Norte in Brasília-DF, has as its main characteristic the study of the Theater lambe-lambe as a guiding thread for the investigation of the child's creative process, as well as the adaptation of some of them to the scenic school space. Through the evaluation diagnosis carried out at the beginning of every year, it is possible to identify the contents of the “theatrical literacy”, referring to the 1st and 2nd year, which have not yet been apprehended by students entering the 3rd year. Thus, we emphasize the importance of lambe-lambe theater as a great ally of the teacher when used as another artistic-pedagogical approach that facilitates the process of knowledge of the scenic elements, as a vector of student’s awareness before of the work to be developed on the theatrical stages and as a catalyst for confidence and autonomy so that the student pervades both the role of actor-animator and of actor as well as spectator. After the process of direct familiarization with the theatrical elements within a world in miniatures, it will be proposed to the student the same dynamics for acting on stage. To support the research, authors such as Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter Slade, Flavio Desgranges and others were used. It is expected that this proposal, using the Lambe-lambe as artistic, educational and inclusive style, can enrich the student learning while encouraging their participation in the theatrical universe.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.