Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Esteves, Erika Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:31Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVES, Erika Soares. Do teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental. 2023. 142 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47854 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa, Do Teatro lambe-lambe aos palcos: uma proposta pedagógica para o 3°
ano do Ensino Fundamental, desenvolvida na Escola Parque da 210/211 Norte em
Brasília-DF, tem como principal característica o estudo sobre o Teatro lambe-lambe
como fio condutor da investigação do processo criativo das crianças assim como a
adaptação de algumas delas ao espaço cênico escolar. Através da avaliação
diagnóstica realizada todo início de ano é possível identificarmos os conteúdos da
“alfabetização teatral”, referentes ao 1° e 2° ano, que ainda não foram apreendidos
pelos estudantes que ingressaram no 3° ano. Assim destacamos a importância do
Teatro lambe-lambe como um grande aliado do professor ao ser utilizado como mais
uma abordagem artístico-pedagógica facilitadora do processo de conhecimento dos
elementos cênicos, como vetor de sensibilização do aluno diante do trabalho a ser
desenvolvido nos palcos teatrais e como catalisador da confiança e autonomia para
que o aluno perpasse tanto pelo papel de ator-animador, como de ator e também de
espectador. Após o processo de familiarização direta com os elementos teatrais
dentro de um mundo em miniaturas, ao estudante será proposto a mesma dinâmica
para a atuação no palco. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados autores como
Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand,
Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter Slade, Flávio Desgranges e outros. É
esperado que essa proposta, utilizando o Teatro lambe-lambe como um estilo
artístico, educativo e inclusivo, possa enriquecer o aprendizado dos estudantes ao
mesmo tempo em que estimula sua participação no universo teatral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do teatro lambe-lambe aos palcos : uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro lambe-lambe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research, From the lambe-lambe Theater to the stages: a pedagogical proposal
for the 3rd year of Elementary School, developed at Escola Parque da 210/211 Norte
in Brasília-DF, has as its main characteristic the study of the Theater lambe-lambe as
a guiding thread for the investigation of the child's creative process, as well as the
adaptation of some of them to the scenic school space. Through the evaluation
diagnosis carried out at the beginning of every year, it is possible to identify the
contents of the “theatrical literacy”, referring to the 1st and 2nd year, which have not
yet been apprehended by students entering the 3rd year. Thus, we emphasize the
importance of lambe-lambe theater as a great ally of the teacher when used as another
artistic-pedagogical approach that facilitates the process of knowledge of the scenic
elements, as a vector of student’s awareness before of the work to be developed on
the theatrical stages and as a catalyst for confidence and autonomy so that the student
pervades both the role of actor-animator and of actor as well as spectator. After the
process of direct familiarization with the theatrical elements within a world in
miniatures, it will be proposed to the student the same dynamics for acting on stage.
To support the research, authors such as Ana Maria Amaral, Ana Mae Barbosa, Paulo
Freire, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Fayga Ostrower, William Corsaro, Peter
Slade, Flavio Desgranges and others were used. It is expected that this proposal, using
the Lambe-lambe as artistic, educational and inclusive style, can enrich the student
learning while encouraging their participation in the theatrical universe. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|