Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Alcântara, João Rochael Meira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, João Rochael Meira. Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos. 2023. 197, 13 f, il.. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47864 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino e a aprendizagem do violino envolvem um conjunto de conhecimentos, procedimentos
e habilidades que apresentam uma dimensão pedagógica com características específicas. Nesse
sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar proposta pedagógica de iniciação
ao violino para alunos entre dez e doze anos mediada por princípios pedagógicos de Suzuki e
Milanov. Especificamente, pretende-se definir princípios pedagógico-musicais orientadores da
proposta, descrever conteúdos e habilidades adequados ao nível iniciante e organizá-los de
acordo com princípios, estratégias pedagógicas e repertório musical. A proposta pedagógica
foi aplicada no curso Musicalização Infantil da Escola de Música de Brasília, utilizando arranjos
para melodias do cancioneiro popular, preferências musicais das crianças, canções de datas
comemorativas e composições do professor-autor. Nelas são destacadas habilidades técnicas de
execução instrumental, caráter expressivo, conhecimentos musicais e orientações para
atividades de apreciação e composição musical. A metodologia de desenvolvimento da proposta
consistiu na seleção de repertório musical, sua análise e adequação às habilidades e
conhecimentos a serem desenvolvidos; elaboração de arranjos e composições musicais,
planejamento e desenvolvimento de aulas de violino, registro e reflexão sobre as aulas em diário
de campo. Os resultados apontam para a eficácia da proposta pedagógica, pois as crianças
desenvolveram, com facilidade e destreza, habilidades no instrumento, geralmente, indicadas
para níveis mais avançados do ensino e aprendizagem do violino. O repertório familiar às
crianças é motivador possibilitando confiança na execução instrumental. As atividades de
composição realizadas demonstraram que essa habilidade é pertinente na iniciação ao
instrumento e possibilita avaliar a aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eu amo violino : uma proposta pedagógica para iniciação ao instrumento com crianças de 10 a 12 anos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método Milanov (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método Suzuki.(Música) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching and learning the violin involves a set of knowledge, procedures, and skills that have
a pedagogical dimension with specific characteristics. In this sense, this article presents a
pedagogical proposal for initiation to violin with ten- and twelve-year-old students. The Suzuki
and Milanov didact principles are the foundation of it. Specifically, it aims to define
pedagogical-musical principles, describe the content and skills suitable for beginners and
organize them according to pedagogical strategies and musical repertoire. The pedagogical
proposal was applied in the course Children's Musicalization of the School of Music of Brasília,
using arrangements for melodies of folk songs, children´s musical preferences, songs of
commemorative dates, and teacher´s compositions. In that repertoire, the proposed music
content is the instrumental´s technical skills, expressive character, musical knowledge, and
guidelines for appreciation activities and musical composition. The methodology adopted
procedures like selecting a musical repertoire, analyzing it, and adapting it to the skills and
knowledge to be developed; elaborating arrangements and musical compositions; planning
violin lessons; registering and reflecting on the process in a field diary. The results present the
effectiveness of the pedagogical proposal. Children quickly and easily developed skills on the
instrument, generally indicated for more advanced levels of violin teaching and learning.
Furthermore, the practice with a familiar repertoire to children is motivating, allowing
confidence in instrumental performance. The composition activities demonstrated that this skill
is relevant in the initiation of the instrument and makes it possible to evaluate learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|