Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Alencar, Kalil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-29 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Kalil. Que corporeidade é essa?: caminhos para reflexões estéticas e identitárias no espaço da escola. 2023. 78 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47865 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar o projeto “Corpo e Ritmo”, aplicado com estudantes
de 8º e 9º ano da Escola Municipal Professora Eunice de Souza Machado Silva,
localizada em Valparaíso de Goiás. O trabalho buscou colocar o estudante em contato
com expressões artísticas da cultura brasileira de influência afro-indígena, usando a
experiência estética como caminho para a descoberta da corporeidade e da
identidade. Para além disso, o estudante foi estimulado a conhecer a origem destas
expressões, compreendendo a influência que os povos afro-indígenas tiveram na
formação das espetacularidades brasileiras. Desta forma, deseja-se que o estudante
se aprofunde, através do corpo, nas origens e expressões da cultura nacional,
contribuindo assim com a sua própria formação identitária e expandindo seu
repertório estético e expressivo. Foi utilizado neste trabalho o método qualitativo de
pesquisa, tendo como base a abordagem da pesquisa-ação, visando a adaptabilidade
do projeto diante dos obstáculos encontrados. Também foi feita uma revisão
bibliográfica e foram utilizados questionários e diários de bordo, buscando obter o
retorno dos estudantes sobre as metodologias aplicadas e os reflexos do projeto
sobre suas identidades e a corporeidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Que corporeidade é essa? : caminhos para reflexões estéticas e identitárias no espaço da escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expressões artísticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to analyze the project “Body and Rhythm”, applied with 8th and
9th grade students from the Municipal School Professora Eunice de Souza Machado
Silva, located in Valparaíso de Goiás. The work sought to put the student in contact
with artistic expressions of Brazilian culture with afro-indigenous influence, using the
aesthetic experience as a path to the discovery of corporeality and identity. In addition,
the student was encouraged to learn about the origin of these expressions,
understanding the influence that Afro-indigenous peoples had on the formation of
Brazilian spectacularities. In this way, the student deepens, through the body, the
origins and expressions of national culture, thus contributing to their own identity
formation and expanding their aesthetic and expressive repertoire. The qualitative
research method was used in this work, based on the action-research approach,
aiming at the adaptability of the project in the face of the obstacles encountered. A
bibliographic review was also carried out and questionnaires and logbooks were used,
seeking to obtain feedback from students on the methodologies applied and the impact
of the project on their identities and corporeality. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente trabajo tiene como objetivo analizar el proyecto “Cuerpo y Ritmo”, aplicado
con alumnos de 8º y 9º grado de la Escuela Municipal Profesora Eunice de Souza
Machado Silva, ubicada en Valparaíso de Goiás. El trabajo buscó poner al estudiante
en contacto con expresiones artísticas de la cultura brasileña con influencia
afroindígena, utilizando la experiencia estética como una forma de descubrir la
corporeidad y la identidad. Además, se animó al estudiante a conocer el origen de
estas expresiones, comprendiendo la influencia que los pueblos afroindígenas
tuvieron en la formación de las espectacularidades brasileñas. De esta forma, el
estudiante profundiza, a través del cuerpo, en los orígenes y expresiones de la cultura
nacional, contribuyendo así a la formación de su propia identidad y ampliando su
repertorio estético y expresivo. En este trabajo se utilizó el método de investigación
cualitativa, basado en el enfoque de investigación-acción, visando la adaptabilidad del
proyecto frente a los obstáculos encontrados. También se realizó una revisión
bibliográfica y se utilizaron cuestionarios y bitácoras, buscando obtener
retroalimentación de los estudiantes sobre las metodologías aplicadas y el impacto
del proyecto en sus identidades y corporeidad. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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