Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47868
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LucicleudeMendesDaSilva_DISSERT.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas Filho, José Fernando Marques dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Lucicleude Mendes dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Lucicleude Mendes da. Teatro e Novo Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 : habilidades, competências e múltiplas experiências. 2023. 120 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47868-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa-ação, de caráter qualitativo, visou compreender, experimentar e disseminar uma educação mais integral e abrangente dentro da complexidade do contexto histórico da pandemia de Covid-19 atravessada no recorte dos anos 2020 a 2022. O diálogo teórico que parte dos fundamentos da teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, acaba por encontrar mais sentido na experiência artística e teatral como mote de transformação e resultados terapêuticos partindo das teorias de Jorge Larrosa e Augusto Boal. A prática que dá base de sustentação à pesquisa acontece em três momentos distintos da experiência teatral, em meio à pandemia no Centro de Ensino Médio 01 do Gama, escola pública do Distrito Federal. As oficinas teatrais que começaram de maneira remota, no período de total isolamento social e suspensão das aulas presenciais, passam também pelo ensino híbrido e restritivo da pandemia até os ensaios e apresentações já sem máscara de proteção, com a pandemia em desaceleração. Procurando cruzar as fronteiras que nos limitavam, tanto pela pandemia de Covid-19, quanto pelo novo modelo de ensino, culminadas com a implementação do Novo Ensino Médio, o evento teatral na escola buscou transformar as dificuldades em possibilidades de uma formação que potencializasse habilidades e competências na escola pública. A experiência nos provou de maneira substancial que o evento teatral na escola tornava o aprendizado muito mais integral, afetivo, terapêutico, acolhedor e sensível, especialmente quando a pandemia cismava em nos distanciar e retroceder.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeatro e Novo Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 : habilidades, competências e múltiplas experiênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This qualitative action research aimed to comprehend, experience and disseminate a more complete and comprehensive education within the complexity of the historical context of the Covid-19 pandemic which happened throughout the years 2020 to 2022. The theoretical dialogue that starts from the fundamentals of Howard Gardner's theory of multiple intelligences ends up finding more meaning in the artistic and theatrical experience as a motto for transformation and therapeutic results based on the theories of Jorge Larrosa and Augusto Boal. The practice which supports the research takes place in three different moments of the theatrical experience, in the midst of the pandemic at Centro de Ensino Médio 01 do Gama, a public school in the Federal District. The theatrical workshops started remotely during a period of total social isolation and suspension of in-person classes, it also happened through the hybrid and restrictive teaching of the pandemic and keep going until rehearsals and presentations without a protective mask were possible when the pandemic slowed down. Seeking to cross the borders that limited us, both due to the Covid-19 pandemic and the new teaching model, culminating in the implementation of the New High School, the theatrical event at the school sought to transform difficulties into possibilities for training which would enhance skills in public school. The experience proved to us in a substantial way the theatrical event at school made learning much more complete, affective, therapeutic, welcoming and sensitive, specially when the pandemic made us distant and retreated.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.