Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas Filho, José Fernando Marques de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Lucicleude Mendes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucicleude Mendes da. Teatro e Novo Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 : habilidades, competências e múltiplas experiências. 2023. 120 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47868 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa-ação, de caráter qualitativo, visou compreender, experimentar e disseminar uma
educação mais integral e abrangente dentro da complexidade do contexto histórico da pandemia
de Covid-19 atravessada no recorte dos anos 2020 a 2022. O diálogo teórico que parte dos
fundamentos da teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, acaba por encontrar mais
sentido na experiência artística e teatral como mote de transformação e resultados terapêuticos
partindo das teorias de Jorge Larrosa e Augusto Boal. A prática que dá base de sustentação à
pesquisa acontece em três momentos distintos da experiência teatral, em meio à pandemia no
Centro de Ensino Médio 01 do Gama, escola pública do Distrito Federal. As oficinas teatrais
que começaram de maneira remota, no período de total isolamento social e suspensão das aulas
presenciais, passam também pelo ensino híbrido e restritivo da pandemia até os ensaios e
apresentações já sem máscara de proteção, com a pandemia em desaceleração. Procurando
cruzar as fronteiras que nos limitavam, tanto pela pandemia de Covid-19, quanto pelo novo
modelo de ensino, culminadas com a implementação do Novo Ensino Médio, o evento teatral
na escola buscou transformar as dificuldades em possibilidades de uma formação que
potencializasse habilidades e competências na escola pública. A experiência nos provou de
maneira substancial que o evento teatral na escola tornava o aprendizado muito mais integral,
afetivo, terapêutico, acolhedor e sensível, especialmente quando a pandemia cismava em nos
distanciar e retroceder. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro e Novo Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 : habilidades, competências e múltiplas experiências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative action research aimed to comprehend, experience and disseminate a more
complete and comprehensive education within the complexity of the historical context of the
Covid-19 pandemic which happened throughout the years 2020 to 2022. The theoretical
dialogue that starts from the fundamentals of Howard Gardner's theory of multiple intelligences
ends up finding more meaning in the artistic and theatrical experience as a motto for
transformation and therapeutic results based on the theories of Jorge Larrosa and Augusto Boal.
The practice which supports the research takes place in three different moments of the theatrical
experience, in the midst of the pandemic at Centro de Ensino Médio 01 do Gama, a public
school in the Federal District. The theatrical workshops started remotely during a period of total
social isolation and suspension of in-person classes, it also happened through the hybrid and
restrictive teaching of the pandemic and keep going until rehearsals and presentations without
a protective mask were possible when the pandemic slowed down. Seeking to cross the borders
that limited us, both due to the Covid-19 pandemic and the new teaching model, culminating in
the implementation of the New High School, the theatrical event at the school sought to
transform difficulties into possibilities for training which would enhance skills in public school.
The experience proved to us in a substantial way the theatrical event at school made learning
much more complete, affective, therapeutic, welcoming and sensitive, specially when the
pandemic made us distant and retreated. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|