Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Burlamaqui, Mariana Bravo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | BURLAMAQUI, Mariana Bravo. “Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotação. 2022. 126 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47870 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito garantido aos alunos,
reconhecidos como especiais, que devem ter à sua disposição serviços e recursos que lhes
possibilitem o acesso ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Em música, as Altas
Habilidades ou Superdotação (AH/SD) provocam inquietações que envolvem: o entendimento
dos professores sobre altas habilidades ou superdotação em música; a identificação de tais
habilidades e o atendimento específico e adequado. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como
objetivo conhecer e descrever como os professores de música relatam seu entendimento sobre
o conceito de altas habilidades ou superdotação; como descrevem suas características e quais
dificuldades encontram na identificação dessa capacidade em seus alunos. A Entrevista
Narrativa (EN) foi a técnica de coleta de dados utilizada para atingir os objetivos propostos.
Participaram da pesquisa quatro (4) professores de uma Escola Parque da Regional
Administrativa do Plano Piloto em Brasília. A análise interpretativa dos dados apontou as
seguintes categorias: 1) Formação Musical; 2) Conceitos; 3) Características e Identificação; 4)
Dificuldades e 5) Intervenções. Dentre os resultados, destacam-se a forte presença de mitos e
crenças sobre as AH/SD. Os professores percebem as altas habilidades ou superdotação como
algo excepcional e acreditam que raramente terão alunos com essas características. Por outro
lado, acreditam que devem considerar que todos em suas turmas são talentosos ou superdotados
e, portanto, não deve haver diferenças. Como consequência, deixam de reconhecer ou
identificar habilidades e ainda deixam de indicá-los para um atendimento diferenciado. Esperase que os resultados desta pesquisa possam contribuir para orientar professores sobre AH/SD
na área musical e fomentar o atendimento desses alunos na educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superdotação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Specialized Educational Assistance (AEE, in Portuguese) is a guaranteed right for students,
recognized as special, who must have at their disposal services and resources that allow them
access to their cognitive and social development. In music, high abilities provoke concerns that
involve: 1) teachers’ understanding of high skills or giftedness in music; 2) the identification of
such skills, and 3) the specific and appropriate care. From this perspective, this research aimed
to know and describe how music teachers report their understanding of the concept of high
skills or giftedness; how they describe their characteristics and what difficulties they encounter
in identifying this capacity in their students. The narrative interview was the data technique
used to achieve the proposed objectives. Four teachers from a school of the Regional
Administrative Center of Plano Piloto in Brasília, Brazil participated in the study. The
interpretative analysis of the data pointed to the following categories: 1) Musical Training; 2)
Concepts; 3) Characteristics and Identification; 4) Difficulties and 5) Interventions. Among the
results, we highlight the strong presence of myths and beliefs about high abilities. Teachers
perceive high skills or giftedness as exceptional and believe that they will rarely have students
with these characteristics. On the other hand, they believe that they should consider that
everyone in their class is talented or gifted and, therefore, there should be no differences.
Consequently, they fail to recognize such skills, and even propose that they receive
differentiated care. We hope that the results can contribute to guide teachers about high abilities
or giftedness in the music area and foster the attendance of these students in basic education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|