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MarianaBravoBurlamaqui_DISSERT.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli dept_BR
dc.contributor.authorBurlamaqui, Mariana Bravopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationBURLAMAQUI, Mariana Bravo. “Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotação. 2022. 126 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47870-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito garantido aos alunos, reconhecidos como especiais, que devem ter à sua disposição serviços e recursos que lhes possibilitem o acesso ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Em música, as Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) provocam inquietações que envolvem: o entendimento dos professores sobre altas habilidades ou superdotação em música; a identificação de tais habilidades e o atendimento específico e adequado. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e descrever como os professores de música relatam seu entendimento sobre o conceito de altas habilidades ou superdotação; como descrevem suas características e quais dificuldades encontram na identificação dessa capacidade em seus alunos. A Entrevista Narrativa (EN) foi a técnica de coleta de dados utilizada para atingir os objetivos propostos. Participaram da pesquisa quatro (4) professores de uma Escola Parque da Regional Administrativa do Plano Piloto em Brasília. A análise interpretativa dos dados apontou as seguintes categorias: 1) Formação Musical; 2) Conceitos; 3) Características e Identificação; 4) Dificuldades e 5) Intervenções. Dentre os resultados, destacam-se a forte presença de mitos e crenças sobre as AH/SD. Os professores percebem as altas habilidades ou superdotação como algo excepcional e acreditam que raramente terão alunos com essas características. Por outro lado, acreditam que devem considerar que todos em suas turmas são talentosos ou superdotados e, portanto, não deve haver diferenças. Como consequência, deixam de reconhecer ou identificar habilidades e ainda deixam de indicá-los para um atendimento diferenciado. Esperase que os resultados desta pesquisa possam contribuir para orientar professores sobre AH/SD na área musical e fomentar o atendimento desses alunos na educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperdotação musicalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Specialized Educational Assistance (AEE, in Portuguese) is a guaranteed right for students, recognized as special, who must have at their disposal services and resources that allow them access to their cognitive and social development. In music, high abilities provoke concerns that involve: 1) teachers’ understanding of high skills or giftedness in music; 2) the identification of such skills, and 3) the specific and appropriate care. From this perspective, this research aimed to know and describe how music teachers report their understanding of the concept of high skills or giftedness; how they describe their characteristics and what difficulties they encounter in identifying this capacity in their students. The narrative interview was the data technique used to achieve the proposed objectives. Four teachers from a school of the Regional Administrative Center of Plano Piloto in Brasília, Brazil participated in the study. The interpretative analysis of the data pointed to the following categories: 1) Musical Training; 2) Concepts; 3) Characteristics and Identification; 4) Difficulties and 5) Interventions. Among the results, we highlight the strong presence of myths and beliefs about high abilities. Teachers perceive high skills or giftedness as exceptional and believe that they will rarely have students with these characteristics. On the other hand, they believe that they should consider that everyone in their class is talented or gifted and, therefore, there should be no differences. Consequently, they fail to recognize such skills, and even propose that they receive differentiated care. We hope that the results can contribute to guide teachers about high abilities or giftedness in the music area and foster the attendance of these students in basic education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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