Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Leite, Jaciara Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Alexandra Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Alexandra Ribeiro. Jogos e brincadeiras com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Programa Educação com Movimento do DF: uma proposta crítico-superadora nas aulas de Educação Física. 2023. 161 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47894 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em
Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O objetivo geral foi analisar o
conteúdo jogos e brincadeiras no documento Currículo em Movimento – CMDF
(SEDF, 2018), desenvolver e analisar proposta pedagógica e interdisciplinar, a
partir do Programa Educação com Movimento - PECM (SEEDF, 2018) e à luz
da Pedagogia Crítico-Superadora, para crianças dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental de uma escola pública do DF. O PECM é uma iniciativa, no
contexto da educação pública do Distrito Federal, que visa a inserção de
professores de Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Foi realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa que
contou com a participação de 16 (dezesseis) crianças do 2º ano do Ensino
Fundamental dos Anos Iniciais em parceria com a professora pedagoga
responsável pela turma. Utilizamos os seguintes instrumentos: observação
participante com registro em diário de campo; roda de conversa; desenho;
registros iconográficos e análise de documentos. Foi elaborada e desenvolvida
proposta pedagógica composta por dez aulas sobre jogos e brincadeiras,
conforme os conteúdos e objetivos de aprendizagem previstos no CMDF,
valorizando múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual),
buscando contribuir com a apropriação dos conhecimentos, com a construção
do pensamento crítico e o desenvolvimento integral das crianças. Como
resultados da investigação, analisamos que o documento Currículo em
Movimento apresenta contradições entre seus pressupostos teóricos e certo
ecletismo na exposição dos objetivos de aprendizagem e conteúdos previstos
para a Educação Física nos Anos Iniciais, em especial nos jogos e
brincadeiras, já que estão estruturados com expressiva ênfase no
desenvolvimento motor e com pouca menção aos aspectos culturais e
históricos. Concluímos ainda, com base na pesquisa imbricada com a proposta
pedagógica em torno dos jogos e brincadeiras, à luz da Pedagogia CríticoSuperadora, que as experiências (teórico-práticas) vivenciadas pelas crianças
foram significativas para a ampliação e aprofundamento do repertório de jogos
e brincadeiras, em seus elementos gestuais, históricos e culturais, e para o
desenvolvimento do pensamento crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Programa Educação com Movimento do DF : uma proposta crítico-superadora nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítico-superadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educação com Movimento (PECM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study is part of the Professional Master's Program in Physical
Education in National Network (ProEF). The general objective was to analyze
the content of games and games in the document Curriculum in Movement -
CMDF (SEDF, 2018), to develop and analyze a pedagogical and
interdisciplinary proposal, based on the Education with Movement Program -
PECM (SEDF, 2018) and in the light of pedagogy critical-overcoming, for
children in the early years of elementary school in a public school in the Federal
District. The PECM is an initiative, in the context of public education in the
Federal District, which aims to include Physical Education teachers in Early
Childhood Education and the Early Years of Elementary School. Qualitative
field research was carried out with the participation of 16 (sixteen) children from
the 2nd year of Elementary School in the Early Years in partnership with the
pedagogue teacher responsible for the class. We used the following
instruments: participant observation recorded in a field diary; conversation
wheel; design; analysis of documents and iconographic records. A pedagogical
proposal was elaborated and developed, consisting of ten classes on games
and games, according to the contents and learning objectives foreseen in the
CMDF, valuing multiple languages (corporal, oral, written and audiovisual),
seeking to contribute to the appropriation of knowledge, with the construction of
critical thinking and the integral development of children. As a result of the
investigation, we analyzed that the Curriculum in Movement document presents
contradictions between its theoretical assumptions and a certain eclecticism in
the exposition of the learning objectives and contents foreseen for Physical
Education in the Early Years, especially in games and games, since they are
structured with expressive emphasis on motor development and with little
mention of cultural and historical aspects. We also conclude, based on the
research intertwined with the pedagogical proposal around games and games,
in the light of the Critical-Supercoming Pedagogy, that the (theoretical-practical)
experiences lived by the children were significant for the expansion and
deepening of the repertoire of games and games, in their gestural, historical
and cultural elements, and for the development of critical thinking. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|