Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amaro, Rosana | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Elizuita da Conceição Mourão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Elizuita da Conceição Mourão. “Mana, não te afoba! Que hoje a aula vai ser diferente”: as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. 2023. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47897 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “Mana, não te Afoba! Que Hoje a Aula Vai Ser Diferente”: As
Competências Digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física”, tem esse
título, por surgir dos momentos que antecederam as aulas de aplicação da pesquisa,
em que os estudantes estavam ansiosos para saber o que aconteceria na aula de
Educação Física, sendo que a pesquisa ocorreu em Macapá-AP. “Mana” é uma gíria
usada no norte do Brasil, neste caso no Amapá, sendo um vocativo para pessoas
próximas e “Não te afoba” também é uma gíria amapaense que significa “não tenha
pressa/te acalma”. Essa foi uma das expressões mais utilizadas pela
professora-pesquisadora durante o processo da pesquisa, para pedir que os
estudantes esperassem o início das aulas para saberem o que aconteceria. Esta
pesquisa foi construída a partir da inquietação de como trabalhar as competências
digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física conforme a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), de modo que eles possam utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais. As competências digitais vêm sendo mais
solicitadas a partir da pandemia de COVID-19, onde as pessoas tinham que possuir
habilidades com tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) e aquelas
que não tinham essa aptidão, tiveram consequências negativas em seus estudos
e/ou trabalhados. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver as
competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. Buscou-se com
os objetivos específicos: investigar as competências digitais dos estudantes do
ensino médio nas aulas de Educação Física; propiciar aos estudantes a
compreensão das dimensões tecnológicas, cognitivas e éticas das competências
digitais na Educação Física de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009) e;
criar um e-book para ampliar as possibilidades de aplicação das tecnologias digitais
de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Física. O percurso
metodológico se apoiou na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com
procedimento de pesquisa participante, utilizando-se dos instrumentos como plano
de aula, roteiro de observação e questionário aberto. A análise dos resultados foi
realizada a partir da relação das respostas dos estudantes nos questionários e a
observação da aula, não havendo uma pré-categorização para as respostas,
contudo, estas foram divididas em categorias conforme o que surgia no processo
segundo as aulas e as dimensões e subdivisões das competências digitais de
acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009). A pesquisa ocorreu na Escola
Estadual Professora Benigna Souza, na cidade de Macapá-Amapá, com 67
estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Foi possível verificar possibilidades de
trabalhar competências digitais dos estudantes utilizando conteúdos da Educação
Física, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem global dos mesmos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Mana, não te afoba! Que hoje a aula vai ser diferente” : as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The survey entitled “Sis, don’t worry! That Today the Class Will Be Different”: The
Digital Skills of students in Physical Education classes”, has this title, as it emerged
from the moments that preceded the research application classes, in which students
were anxious to know what would happen in the Physical Education class, and the
research took place in Macapá-AP. “Sis” is a slang used in the north of Brazil, in this
case in Amapá, being a vocative for people close to us and “Don’t worry” is also an
Amapá slang that means “don't be in a hurry/calm down”. This was one of the
expressions most used by the teacher-researcher during the research process, to
ask students to wait for classes to start to find out what would happen. This research
was built based on the concern of how to work on students' digital skills in Physical
Education classes according to the National Common Curricular Base (BNCC), so
that they can use and create digital information and communication technologies
(TDIC) in a critical, meaningful, reflective and ethical in various social practices.
Digital skills have been in greater demand since the COVID-19 pandemic, where
people had to have skills with digital communication and information technologies
(DIT) and those who did not have this skill had negative consequences in their
studies and/or worked. Therefore, the research had the general objective of
developing students' digital skills in Physical Education classes. The specific
objectives were: to investigate the digital skills of high school students in Physical
Education classes; provide students with an understanding of the technological,
cognitive and ethical dimensions of digital skills in Physical Education according to
Calvani, Cartelli, Fini and Ranieri (2009) and; create an e-book to expand the
possibilities of applying digital information and communication technologies (DIT) in
Physical Education classes. The methodological path was based on a qualitative,
exploratory approach with a participatory research procedure, using instruments such
as lesson plans, observation scripts and open questionnaires. The analysis of the
results was carried out based on the list of student responses in the questionnaires
and observation of the class, with no pre-categorization for the responses, however,
they were divided into categories according to what arose in the process according to
the classes and the dimensions and subdivisions of digital skills according to Calvani,
Cartelli, Fini and Ranieri (2009). The research took place at Escola Estadual
Professora Benigna Souza, in the city of Macapá-Amapá, with 67 second-year high
school students. It was possible to verify possibilities of working on students' digital
skills using Physical Education content, allowing the development of their global
learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|