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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Jaciara Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorLima, Patrícia Manso dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T21:06:45Z-
dc.date.available2024-02-26T21:06:45Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationLIMA, Patrícia Manso de. Educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que as crianças têm a nos dizer?. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47899-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo procurou analisar a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, com base no Programa Educação com Movimento da SEEDF, e refletir criticamente sobre esse cenário. Buscamos problematizar as seguintes questões de pesquisa: por que ainda não está universalizada a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental no DF, com a presença de professores de Educação Física? E, ainda, sobre a Educação Física nos anos iniciais, o que as crianças têm a nos dizer? São objetivos específicos: elaborar e desenvolver proposta pedagógica de Educação Física voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, realizar Estado da Arte acerca da produção acadêmica sobre o Programa Educação com Movimento no âmbito da pós-graduação buscando identificar limites e avanços do referido Programa e compreender o que as crianças expressam sobre a escola pública e a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como fundamentação a pedagogia histórico-crítica, a abordagem crítico-superadora e a sociologia da infância, recorremos à abordagem qualitativa, considerando essencial compreender e ouvir as crianças, subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica que visa não só apresentar aos estudantes o que é a escola pública e a EF neste contexto, como também construir junto com eles esses conhecimentos. Foram realizadas observações participantes, produção de desenhos, análise documental e, ainda, entrevistas subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica. As crianças participantes da pesquisa são de uma escola pública de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, totalizando 18 estudantes, matriculados no 5º ano, entre 10 e 12 anos de idade. O estudo justificase pela necessidade de compreender o que as crianças expressam sobre a Educação Física nos anos iniciais e, além disso, contribuir com o debate acerca da legitimidade da Educação Física, sob a perspectiva de universalização deste componente curricular voltado para as crianças em todas as etapas da educação básica. Os resultados nos mostram aprofundamento e ampliação da compreensão com relação aos temas abordados, considerando fortemente as falas e expressões das crianças com a proposta de um trabalho pedagógico fundamentado nos conhecimentos científicos, que buscaram ser compartilhados de modo interessante, com respeito ao grau de apropriação das crianças. Os estudantes realizaram novas relações, com um novo olhar, demonstrando apropriação do conhecimento e das reflexões.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental : o que as crianças têm a nos dizer?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Educação com Movimento (PECM)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study sought to analyze and reflect critically on Physical Education in the early years of elementary school, from the Education with Movement Program of SEEDF. We seek to problematize the following research questions: Why is physical education not yet universalized in the Early Years of elementary school in the Federal District, with the presence of physical education teachers? And yet, Physical Education in the Early Years, what do children have to tell us? Healthy specific objectives: elaborate and develop a pedagogical proposal of Physical Education focused on the Early Years of Elementary School and understand what children express about public school and Physical Education in the Early Years of Elementary School. Based on Historical-Critical Pedagogy, Overcoming Critical Pedagogy and Sociology of Childhood, we resort to a qualitative approach, considering it essential to understand and listen to children, subsidized by an imbricated intervention in a pedagogical proposal that aims to present and build together with the children what is the public school and PE in this context, participant observations, the production of drawings, documentary analysis and also interviews subsidized by an intervention imbricated in a pedagogical proposal were carried out. The children participating in the research are from a public school in Samambaia, administrative region of the Federal District, in a total of 18 students, enrolled in the 5th year and aged between 10 and 12 years. The study is justified by the need to understand what children express about Physical Education in the Early Years and also contribute to the debate about the legitimacy of Physical Education and the perspective of universalization of this curricular component aimed at children in all stages of basic education. The results show us deepening and broadening of the understanding in relation to the topics addressed, strongly considering the children's speeches and expressions with the proposal of a pedagogical work based on scientific knowledge and that sought to be shared in an interesting way, and respecting the degree of appropriation of the children. The students made new relationships, with a new look, demonstrating appropriation of knowledge and reflections.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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