Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bianco, Nelia Rodrigues del | - |
dc.contributor.author | Souto, Ana Carolina de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T23:26:48Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T23:26:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUTO, Ana Carolina de Melo. A política de comunicação do governo Bolsonaro para a radiodifusão : do discurso de desburocratização aos interesses efetivos em jogo. 2023. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47974 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo realiza um levantamento e análise de normas infralegais estabelecidas pelo governo
Bolsonaro para o setor de radiodifusão nos primeiros três anos de sua gestão: de 2019 a 2021.
A investigação se conecta à busca pela verificação se a estratégia sugerida pelo então ministro
do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da chamada “passagem da boiada” – e que se tornou
representativa do governo Bolsonaro em diversos campos de atuação – se aplica também ao
segmento de rádio e TV. Para isso, a pesquisa desenvolve uma descrição interpretativa das
iniciativas implementadas, construída a partir de pesquisa documental e análise de dados,
combinada com análise de lógica de atores num campo de conflitos. E se vale da perspectiva
teórica do campo das políticas públicas e da Economia Política da Comunicação (EPC),
conectando-as à concepção de captura liberal, desenvolvida por teóricos latino-americanos
como Mireya Márquez-Ramírez e Manuel Guerrero (2014). Os resultados apontam para uma
política de favorecimento do setor empresarial por meio de intensificação e direcionamento da
regulamentação, sobretudo de âmbito ministerial, como portarias e instruções normativas, a
partir da recriação do novo Ministério das Comunicações, em junho de 2020. A estratégia se
vale do perfil de fragmentação regulatória, representativo da legislação brasileira para a
radiodifusão, e que se mostra conveniente a essa atuação. Uma lógica que com frequência
relativizou o papel do poder público em priorizar o interesse público, submetendo-o a interesses
privados direcionados. A pesquisa traz como referência o peso político e simbólico do setor no
Brasil, marcado por um histórico de clientelismo e concentração, a intenção do país em integrar
a OCDE e a conciliação de interesses que a gestão Bolsonaro buscou com grupos que lhe
garantiam sustentação. Conclui-se pelo implemento de uma política voltada à priorização da
radiodifusão empresarial – que se vale dos privilégios de sua relação com o Estado – e que
durante o período se deu combinada com a institucionalização de práticas de personalismo,
autoritarismo e proselitismo religioso em relação ao campo de mídia eletrônica do país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A política de comunicação do governo bolsonaro para a radiodifusão : do discurso de desburocratização aos interesses efetivos em jogo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Radiodifusão - legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoritarismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Populismo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study conducts a mapping and an analysis of the regulations established by the Bolsonaro
administration for the broadcasting sector in the first three years of his government: from 2019
to 2021. The investigation seeks to verify whether the so-called “running the cattle herd”
strategy suggested by the then Minister of the Environment, Ricardo Salles – which became
representative of the Bolsonaro administration in various fields of action – also applies to the
broadcasting segment. This research, then, adopts an interpretive description approach to
analyze the implemented initiatives, based on documentary research and data analysis,
combined with a logic analysis of actors in a field of conflicts. It is also grounded on the
theoretical perspective of the field of public policies and of the Political Economy of
Communications (PEC), which are then connected to the theoretical framework of the captured
liberal model, developed by Latin-American scholars such as Mireya Márquez-Ramírez e
Manuel Guerrero (2014). The results indicate that, after the recreation of the new Ministry of
Communications in June 2020, there has been a practice of benefiting corporate broadcasting
through intensifying and targeting regulations, especially those at the ministerial level. The
strategy conveniently makes use of regulatory fragmentation, typical of Brazilian broadcasting
legislation. Such practice often relativized the role of the State in prioritizing the public interest,
subjecting it to targeted private interests. This research addresses the political and symbolic
weight of the broadcasting sector in Brazil, marked by a history of clientelism and
concentration, the country’s intention of joining OECD, and the conciliation of interests that
the Bolsonaro administration sought with groups that would ensure his maintenance. In
conclusion, what is seen is the implementation of a policy aimed at prioritizing liberal corporate
broadcasting, but which takes advantage of the privileges of its relationship with the public
power, and that, during the period analyzed, was combined with the institutionalization of
personalism, authoritarianism and religious proselytism practices when it comes to the country's
electronic media sector. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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