Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cornelli, Gabriele | - |
dc.contributor.author | Costa, Leonardo Guimarães da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T16:55:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T16:55:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Leonardo Guimarães da. A fábula de Sócrates: um estudo das últimas palavras de Sócrates no Fédon de Platão. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47977 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Fédon é o diálogo escrito por Platão para contar o último dia de vida de Sócrates, as coisas
que ele fez e as coisas que disse. Esta dissertação analisa as últimas palavras de Sócrates sob
uma perspectiva literária, onde a mensagem apresenta o estilo das fábulas esópicas, podendo
extrair dela uma moral pretendida por Platão. Através da sugestão de Griffith (2017) de
entender as últimas palavras como uma fábula, podemos entender a relação que cada
personagem dela representa segundo a ótica platônica. Assim, cada personagem é um actante,
um elemento da narrativa que possui uma clara intenção e participa do processo do conto.
Delimitando a ação de cada personagem, é possível nos debruçarmos sobre as interpretações
variadas que comentadores de diferentes séculos atribuíram a estas palavras, que podem ser
ramificadas em duas linhas de interpretação: a primeira é a interpretação literal que afirma
serem as últimas palavras um fato presumido ou interpolado; a segunda é a interpretação
enigmática, que afirma haver um significado profundo oculto nas poucas palavras. Defendo
uma interpretação literária, cujo significado se encontra com a interconexão da menção da
fábula no início e no final do Fédon. Essa interpretação só é possível se entendermos o Fédon
como uma obra escrita em composição anelar, conectando as primeiras palavras de Sócrates às
últimas, onde Platão se sobressai como o mestre que domina os outros discursos para afirmar o
seu tipo de discurso. Defenderei a tese de que as últimas palavras revelam a intenção de Platão
em colocar o discurso socrático como o verdadeiro discurso merecedor do termo ‘filosofia’.
Platão significa com estas palavras que a alma do verdadeiro filósofo, ascendida ao divino e
por ele purificada e mantida sã, sempre curada de perigos empregados por qualquer tipo de
discurso que não seja um discurso bem examinado, derrota o medo da morte e desperta para a
verdadeira vida, a vida vivida pela razão, que ultrapassa qualquer medo e limite colocado pela
morte. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A fábula de Sócrates : um estudo das últimas palavras de Sócrates no Fédon de Platão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão. Fédon | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fábulas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sócrates - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Phaedo is the dialogue written by Plato to recount the last day of Socrates' life, the things
he did, and the things he said. This dissertation analyzes the last words of Socrates from an
literary perspective, where the message presents the style of Aesopic fables, being able to
extract from it a moral intended by Plato. Through Griffith's (2017) suggestion of understanding
the last words as a fable, we can understand the relationship that each character in it represents
according to the Platonic view. Thus, each character is an actant, an element of the narrative
that has a clear intention and participates in the process of the tale. Delimiting the action of each
character, it is possible to dwell on the varied interpretations that commentators from different
centuries have attributed to these words, which can be branched into two lines of interpretation:
the first is the literal interpretation which asserts that the last words are a presumed or
interpolated fact; the second is the enigmatic interpretation, which claims that there is a deep
meaning hidden in the few words. I defend a literary interpretation, the meaning of which lies
with the interconnection of the mention of the fable at the beginning and end of the Phaedo.
This interpretation is only possible if we understand the Phaedo as a work written in a ring
composition, connecting the first words of Socrates to the last ones, where Plato stands out as
the master who dominates the other discourses to affirm his type of discourse. I will defend the
thesis that the last words reveal Plato's intention to place the Socratic discourse as the true
discourse worthy of the term 'philosophy'. Plato means by these words that the soul of the true
philosopher, ascended to the divine and by it purified and kept healthy, always cured of dangers
employed by any kind of discourse other than well-examined speech, defeats the fear of death
and awakens to true life, the life lived by reason, which surpasses any fear and limit placed by
death. | pt_BR |
dc.contributor.email | leonardogcosta21@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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