Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47980
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EltonMártiresPinto.pdf8,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV : um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores
Autor(es): Pinto, Elton Mártires
E-mail do autor: eltomrs@gmail.com
Orientador(es): Leite, Fernando César Lima
Assunto: Informação científica
Comunicação científica
Profilaxia pré-exposição
HIV (Vírus)
Práticas informacionais
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: PINTO, Elton Mártires. Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV: um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores. 2023. 245 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A comunicação científica, que diz respeito à produção, disseminação e apropriação da informação científica, tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. Na Ciência da Informação, inclui o espectro de atividades desde o instante em que o pesquisador identifica uma questão de estudo até o momento em que o conhecimento produzido é validado pela comunidade científica. As práticas informacionais, por sua vez, têm buscado a compreensão das ações dos sujeitos por meio de processos conscientes e inconscientes, decorrentes de suas interações sociais. Pressupõe-se que os processos informacionais não existem dissociados dos sujeitos, bem como é por meio das relações sociais que se deve investigar e compreender como e por quê os sujeitos agem de certa forma, atribuem sentido e conservam ou transformam suas relações. Dito isso, esta pesquisa possui como objeto os significados atribuídos por pesquisadores aos processos de produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Adota como recurso teórico-metodológico modelo conceitual, elaborado a partir de conceitos extraídos da literatura. Possui alegação construtivista, abordagem qualitativa e propósito descritivo. A população foi constituída por pesquisadores-doutores brasileiros e franceses com projetos de pesquisa ativos relacionados à temática. Em relação à coleta, utilizou-se o método de levantamento e a entrevista semiestruturada como técnica. Os dados foram descritos e analisados por meio da progressão linear e codificação temática. Os resultados demonstram que a produção do conhecimento científico sobre a PrEP inicia-se em diferentes contextos e é influenciada por diversos aspectos, como reuniões de grupo de pesquisa e conversas informais com a população em geral. A disseminação, por sua vez, tende a ser centralizada no âmbito acadêmico. Sobre a apropriação, ressalta-se que o principal aspecto é o índice de impacto. Além disso, o meio e as interações sociais delimitam a seleção dos elementos de busca e recuperação da informação, tal como as estratégias empregadas para a apropriação do conhecimento. E, por fim, observa-se a inquietação dos pesquisadores em relação à divulgação do conhecimento científico na sociedade.
Abstract: Scientific communication, which concerns the production, dissemination and appropriation of scientific information, has been the object of study in several areas of knowledge. In Information Science, it includes the spectrum of activities from the moment the researcher identifies a study question until the moment when the knowledge produced is validated by the scientific community. Informational practices, in turn, have sought to understand the subjects' actions through conscious and unconscious processes, resulting from their social interactions. It is assumed that informational processes do not exist dissociated from subjects, and it is through social relations that one should investigate and understand how and why subjects act in a certain way, assign meaning and conserve or transform their relationships. That said, this research has as its object the meanings attributed by researchers to the processes of production, communication and appropriation of scientific information on Pre-Exposure Prophylaxis to the Human Immunodeficiency Virus. It adopts a conceptual model as a theoretical-methodological resource, elaborated from concepts extracted from the literature. It has a constructivist claim, a qualitative approach and a descriptive purpose. The population consisted of Brazilian and French researchers-doctors with active research projects related to the theme. Regarding data collection, the survey method and semi-structured interview were used as a technique. Data were described and analyzed using linear progression and thematic coding. The results demonstrate that the production of scientific knowledge about PrEP starts in different contexts and is influenced by several aspects, such as research group meetings and informal conversations with the general population. Dissemination, in turn, tends to be centralized in the academic sphere. Regarding appropriation, it is emphasized that the main aspect is the impact index. In addition, the environment and social interactions delimit the selection of search and information retrieval elements, as well as the strategies employed for the appropriation of knowledge. And, finally, there is concern among researchers regarding the dissemination of scientific knowledge in society.
Résumé: La communication scientifique, qui concerne la production, la diffusion et l'appropriation de l'information scientifique, a fait l'objet d'études dans plusieurs domaines de la connaissance. En sciences de l'information, elle comprend le spectre des activités depuis le moment où le chercheur identifie une question d'étude jusqu'au moment où les connaissances produites sont validées par la communauté scientifique. Les pratiques informationnelles, quant à elles, ont cherché à comprendre les actions des sujets à travers des processus conscients et inconscients, résultant de leurs interactions sociales. On suppose que les processus informationnels n'existent pas dissociés des sujets, et c'est à travers les relations sociales qu'il faut rechercher et comprendre comment et pourquoi les sujets agissent d'une certaine manière, attribuent un sens et conservent ou transforment leurs relations. Cela dit, cette recherche a pour objet les significations attribuées par les chercheurs aux processus de production, de communication et d'appropriation de l'information scientifique sur la Prophylaxie Pré-Exposition au Virus de l'Immunodéficience Humaine. Il adopte un modèle conceptuel comme ressource théorique et méthodologique, élaboré à partir de concepts extraits de la littérature. Elle a une prétention constructiviste, une approche qualitative et une finalité descriptive. La population était composée de chercheurs-médecins brésiliens et français ayant des projets de recherche actifs liés à la thématique. En ce qui concerne la collecte des données, la méthode d'enquête et l'interview semi-structurée ont été utilisées comme technique. Les données ont été décrites et analysées à l'aide d'une progression linéaire et d'un codage thématique. Les résultats montrent que la production de connaissances scientifiques sur la PrEP commence dans différents contextes et est influencée par plusieurs aspects, tels que les réunions de groupes de recherche et les conversations informelles avec la population générale. La diffusion, à son tour, tend à être centralisée dans la sphère académique. En ce qui concerne l'appropriation, il est souligné que l'aspect principal est l'indice d'impact. De plus, l'environnement et les interactions sociales délimitent la sélection des éléments de recherche et de recherche d'information, ainsi que les stratégies employées pour l'appropriation des connaissances. Enfin, les chercheurs s'inquiètent de la diffusion des connaissances scientifiques dans la société.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.