Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Nayana Helena Negrão de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Nayana Helena Negrão de. Sequência de ensino investigativa para o estudo da óptica ancorada na Teoria de Instrução de Bruner: atividades experimentais e fragmentos históricos. 2023. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47983 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Novo Ensino Médio, que entrou em vigor em 2022, vem com a proposta de uma educação
voltada para a formação de estudantes protagonistas e críticos, capazes de aplicar os
conhecimentos aprendidos na escola para atuarem de forma plena no exercício de sua cidadania.
Dentro dessa finalidade, a disciplina de trilhas de aprofundamento, do Itinerário Formativo (IF),
é estruturada para que os estudantes sigam percursos em consonância com o seu projeto de vida
e suas aptidões (GOIÁS, 2021a). De forma a avaliar a implementação de um itinerário
formativo, essa dissertação apresenta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o
Ensino da Óptica, alicerçada no ensino por investigação de Carvalho e na teoria de
aprendizagem de Bruner. Com o objetivo de aplicar uma proposta que promova o processo de
Alfabetização Científica (AC), a SEI foi construída através de atividades experimentais de
baixo custo e fragmentos de artigos científicos, que abordam a evolução histórica da teoria da
luz, mediados por espaços de diálogo. As aulas são organizadas para que o aprendiz inicie com
ações concretas que o guie às ações intelectuais. Com esse intuito, são analisadas diferentes
formas de representação, a aprendizagem por descoberta e o currículo em espiral de Bruner, em
que se argumenta que todos podem aprender de forma justa e simplificada de acordo com o seu
estágio de desenvolvimento intelectual. A sequência aborda a teoria corpuscular da luz de
Newton, a teoria ondulatória de Huygens, o experimento da dupla fenda de Young e o efeito
fotoelétrico de Einstein; os estudantes são estimulados a exercer o seu protagonismo para a
realização das atividades e ao final de cada ciclo são retomados os conceitos com a apresentação
de uma linguagem mais formal nas aulas de sistematização. Durante toda a aplicação são
realizadas avaliações para analisar o processo e verificar os índices de AC e se houve
aprendizagem. Todas as atividades são dispostas sempre a partir da retomada de conteúdos já
vistos no IF, que são reforçados, propiciando a construção de novos conhecimentos e o estudo
de novos tópicos sobre a óptica. No caso deste estudo, identifica-se indícios da adoção de
posturas criativas e da promoção da cultura científica através dos resultados obtidos nos diários
de bordo e na mostra cultural e científica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência de ensino investigativa para o estudo da óptica ancorada na Teoria de Instrução de Bruner : atividades experimentais e fragmentos históricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência de Ensino Investigativa (SEI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teorias da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óptica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The New High School, which came into effect in 2022, comes with the proposal of an education
aimed at training protagonist and critical students, capable of applying the knowledge learned
at school to fully act in the exercise of their citizenship. Within this purpose, the discipline of
deepening tracks, of the Formative Itinerary (IF), is structured so that students follow paths in
line with their life project and their skills (GOIÁS, 2021a). In order to evaluate the
implementation of a formative script, this dissertation presents an Investigative Teaching
Sequence (SEI) for the Teaching of Optics, based on Carvalho's teaching by investigation and
on Bruner's learning theory. With the objective of applying a proposal that promotes the process
of Scientific Literacy, the SEI was built through low-cost experimental activities and fragments
of scientific articles, which address the historical evolution of the theory of light, mediated by
spaces for dialogue. Classes are organized so that the learner starts with concrete actions that
guide him to intellectual actions. For this purpose, different forms of representation are
followed, learning by discovery and Bruner's spiral curriculum, in which it is argued that
everyone can learn in a fair and simplified way according to their stage of intellectual
development. The sequence addresses Newton's corpuscular theory of light, Huygens' wave
theory, Young's double-slit experiment, and Einstein's photoelectric effect; students are
encouraged to practice their protagonism in carrying out the activities and at the end of each
cycle the concepts are resumed with the presentation of a more formal language in the
systematization classes. Throughout the application, estimates are made to analyze the process
and verify the Scientific Literacy indices and whether there has been learning. All activities are
always arranged from the resumption of contents already seen in the IF, which are reinforced,
providing the construction of new knowledge and the study of new contents about optics. In the
case of this study, the manifestations of the adoption of creative postures and the promotion of
scientific culture are identified through the results obtained in the logbooks and in the cultural
and scientific exhibition. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|