Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47983
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NayanaHelenaNegraoDeSouza_DISSERT.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Vanessa Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Nayana Helena Negrão dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.available2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Nayana Helena Negrão de. Sequência de ensino investigativa para o estudo da óptica ancorada na Teoria de Instrução de Bruner: atividades experimentais e fragmentos históricos. 2023. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47983-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Novo Ensino Médio, que entrou em vigor em 2022, vem com a proposta de uma educação voltada para a formação de estudantes protagonistas e críticos, capazes de aplicar os conhecimentos aprendidos na escola para atuarem de forma plena no exercício de sua cidadania. Dentro dessa finalidade, a disciplina de trilhas de aprofundamento, do Itinerário Formativo (IF), é estruturada para que os estudantes sigam percursos em consonância com o seu projeto de vida e suas aptidões (GOIÁS, 2021a). De forma a avaliar a implementação de um itinerário formativo, essa dissertação apresenta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o Ensino da Óptica, alicerçada no ensino por investigação de Carvalho e na teoria de aprendizagem de Bruner. Com o objetivo de aplicar uma proposta que promova o processo de Alfabetização Científica (AC), a SEI foi construída através de atividades experimentais de baixo custo e fragmentos de artigos científicos, que abordam a evolução histórica da teoria da luz, mediados por espaços de diálogo. As aulas são organizadas para que o aprendiz inicie com ações concretas que o guie às ações intelectuais. Com esse intuito, são analisadas diferentes formas de representação, a aprendizagem por descoberta e o currículo em espiral de Bruner, em que se argumenta que todos podem aprender de forma justa e simplificada de acordo com o seu estágio de desenvolvimento intelectual. A sequência aborda a teoria corpuscular da luz de Newton, a teoria ondulatória de Huygens, o experimento da dupla fenda de Young e o efeito fotoelétrico de Einstein; os estudantes são estimulados a exercer o seu protagonismo para a realização das atividades e ao final de cada ciclo são retomados os conceitos com a apresentação de uma linguagem mais formal nas aulas de sistematização. Durante toda a aplicação são realizadas avaliações para analisar o processo e verificar os índices de AC e se houve aprendizagem. Todas as atividades são dispostas sempre a partir da retomada de conteúdos já vistos no IF, que são reforçados, propiciando a construção de novos conhecimentos e o estudo de novos tópicos sobre a óptica. No caso deste estudo, identifica-se indícios da adoção de posturas criativas e da promoção da cultura científica através dos resultados obtidos nos diários de bordo e na mostra cultural e científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa para o estudo da óptica ancorada na Teoria de Instrução de Bruner : atividades experimentais e fragmentos históricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSequência de Ensino Investigativa (SEI)pt_BR
dc.subject.keywordTeorias da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordÓptica - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The New High School, which came into effect in 2022, comes with the proposal of an education aimed at training protagonist and critical students, capable of applying the knowledge learned at school to fully act in the exercise of their citizenship. Within this purpose, the discipline of deepening tracks, of the Formative Itinerary (IF), is structured so that students follow paths in line with their life project and their skills (GOIÁS, 2021a). In order to evaluate the implementation of a formative script, this dissertation presents an Investigative Teaching Sequence (SEI) for the Teaching of Optics, based on Carvalho's teaching by investigation and on Bruner's learning theory. With the objective of applying a proposal that promotes the process of Scientific Literacy, the SEI was built through low-cost experimental activities and fragments of scientific articles, which address the historical evolution of the theory of light, mediated by spaces for dialogue. Classes are organized so that the learner starts with concrete actions that guide him to intellectual actions. For this purpose, different forms of representation are followed, learning by discovery and Bruner's spiral curriculum, in which it is argued that everyone can learn in a fair and simplified way according to their stage of intellectual development. The sequence addresses Newton's corpuscular theory of light, Huygens' wave theory, Young's double-slit experiment, and Einstein's photoelectric effect; students are encouraged to practice their protagonism in carrying out the activities and at the end of each cycle the concepts are resumed with the presentation of a more formal language in the systematization classes. Throughout the application, estimates are made to analyze the process and verify the Scientific Literacy indices and whether there has been learning. All activities are always arranged from the resumption of contents already seen in the IF, which are reinforced, providing the construction of new knowledge and the study of new contents about optics. In the case of this study, the manifestations of the adoption of creative postures and the promotion of scientific culture are identified through the results obtained in the logbooks and in the cultural and scientific exhibition.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.