Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47986
Files in This Item:
File SizeFormat 
ThatyusceBonfimGomes_DISSERT.pdf6,38 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Vanessa Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorGomes, Thatyusce Bonfimpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.available2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.citationGOMES, Thatyusce Bonfim. A descoberta da natureza elétrica dos raios: uma abordagem histórico-investigativa. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física )— Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47986-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma sequência didática construída a partir da utilização de uma narrativa histórica na modalidade investigativa. O episódio histórico trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos inerentes à natureza da ciência e, assim, contribuir para que os alunos construam uma visão menos distorcida do fazer científico. A utilização de narrativas investigativas possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à prática do cientista. Ademais, a sequência tem o objetivo de introduzir os conceitos de carga elétrica e descarga elétrica sob a contextualização da temática dos raios em tempestades e da funcionalidade dos para-raios. A proposta conta também com atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como despertar o interesse no assunto abordado. A sequência em questão foi aplicada em duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal e obteve resultados satisfatórios.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA descoberta da natureza elétrica dos raios : uma abordagem histórico-investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNatureza da Ciênciapt_BR
dc.subject.keywordEletricidade - históriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino investigativopt_BR
dc.subject.keywordRaiospt_BR
dc.subject.keywordFranklin, Benjaminpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents a didactic sequence built from the use of a historical case study in the investigative modality. The historical episode was the discovery of the electrical nature of lightning, carried out by Benjamin Franklin in the 18th century. The intention of the proposal is to encourage the discussion of aspects inherent to the nature of science and thus contribute to students building a less distorted view of scientific work. The use of investigative narratives allows the student to be placed in a simulation of scientific production faithful to reality and, with this, be able to reflect and internalize the aspects inherent to the scientist's practice. In addition, the sequence aims to introduce the concepts of electrical charge and electrical discharge under the context of the theme of lightning in storms and the functionality of lightning rods. The proposal also has experimental, practical and demonstrative activities, which seek to help students visualize and understand the phenomena, as well arouse interest in the subject addressed. The sequence in question was applied in two classes of the ninth grade of elementary school in a private school in the Federal District and obtained satisfactory results.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47986/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.