Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Deborah Oliveira Martins dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Marcelio Alcântara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T20:08:57Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T20:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcelio Alcantara. Composição e variação do preço da gasolina C comum: análise dos preços praticados em Uberaba no período de 2016 a 2017. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47996 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gasolina é o principal combustível utilizado pelos veículos de passeio no Brasil, representando
uma fração significativa dos gastos familiares. No entanto, os critérios de definição de seu preço
de varejo ainda não são bem compreendidos pelos consumidores. O objetivo deste trabalho foi
avaliar os principais fatores que contribuem para a composição e a variação do preço de varejo da
gasolina C comum na cidade de Uberaba, Minas Gerais, no período de 2016 a 2017. Foram
estudados 10 fatores: (i) preço de atacado da gasolina na distribuidora; (ii) preço internacional do
barril de petróleo; (iii) taxa de câmbio do dólar no Brasil; (iv) preço da gasolina A comum; (v)
preço do etanol na usina sucroalcooleira; (vi) margem de lucro bruto do posto de combustível; (vii)
quantidade de gasolina C comum comercializada; (viii) rendimento mensal por domicílio no
entorno do posto de combustível; (ix) distância do posto de combustível ao centro da cidade; e (x)
tributos diretos totais incidentes sobre a gasolina C comum. Os dados foram submetidos às
seguintes análises: estatística descritiva; teste de agrupamento de Scott-Knott; correlações de
Spearman e de Pearson; e regressão linear múltipla pelo método de backward. Como os tributos
diretos totais incidentes sobre a gasolina C comum, o rendimento mensal por domicílio e a distância
do posto ao centro da cidade se mantiveram praticamente constantes no período do estudo, não foi
possível avaliar adequadamente suas contribuições sobre a variação do preço de varejo da gasolina
C comum. Conclui-se que: (i) a margem de lucro bruto por posto de combustível é o fator que mais
influencia as variações imediatas do preço de varejo da gasolina; (ii) o preço da gasolina A comum
é mais impactado pela variação do preço internacional do barril do petróleo do que pela variação
do câmbio do dólar; (iii) o preço do etanol na usina apresenta maior elasticidade preço a partir do
preço de atacado da gasolina C comum na distribuidora do que pelo preço de varejo da gasolina C
comum; (iv) o preço de varejo da gasolina C comum é pouco influenciado pelas condições
socioeconômicas dos moradores do entorno do posto; e (v) postos de combustíveis situados em
regiões periféricas e, ou na zona rural não praticam necessariamente menores preços de varejo da
gasolina C comum do que aqueles próximos ao centro da cidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Composição e variação do preço da gasolina C comum : análise dos preços praticados em Uberaba no período de 2016 a 2017 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustíveis - preço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasolina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preços - determinação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preços - variação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etanol - preço | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Gasoline is the main fuel used in passenger cars in Brazil and represents a significant portion of
family spending. However, the criteria for determining its retail price are still not well understood
by consumers. The objective of this work was to evaluate the main factors that contribute to the
composition and variation of the weekly price of regular C gasoline (PSG) in the municipality of
Uberaba, state of Minas Gerais, from 2016 to 2017. Ten factors were studied: (i) gasoline price
practiced by the fuel distributor (PGD); (ii) price of the barrel of oil (PBP); (iii) dollar exchange
rate in Brazil (CDB); (iv) price of regular A gasoline (PGA); (v) ethanol price in the mill (PEU);
(vi) gross profit of the gas station (LBP); (vii) quantity of regular C gasoline purchased (QGC);
(viii) monthly income per household (RPD); (ix) distance from the fuel station to the city center
(DPC); and (x) total direct taxes on gasoline (TTG). The data were subjected to the following
analyses: descriptive statistics; Scott-Knott cluster test; Spearman and Pearson correlations; and
multiple linear regression using the backward method. In turn, as TTG, RPD and DPC remained
practically constant during the study period, it was not possible to properly evaluate their
contributions to the PSG variation. It is concluded that: (i) the LBP markup is the factor that most
influences, in the short term, the PSG variations; (ii) the PGA is more impacted by the variation in
the international price of the barrel of oil than by the dollar exchange rate variation; (iii) the PEU
presents greater price elasticity from the PGD than from the PSG practiced by the gas stations; (iv)
the PSG is little influenced by the socio-economic conditions of the people living around the gas
station; and (v) gas stations located in peripheral regions or in rural areas do not necessarily have
lower PSG than those located close to the city center. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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