Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Paulo Gabriel Franco dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ravenna Horana Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T00:13:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T00:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ravenna Horana Alves da. Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48010 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca compreender ‘Em que medida uma formação docente
antirracista pode contribuir para as percepções e práticas de docentes sobre o ensino em
ciências?’. Para a coleta dos dados, desenvolvemos o ‘Jipambu - Ciclo de Análise e Ação
Educacional Antirracista’, voltada para professores das disciplinas de Ciências Naturais. O
ciclo foi dividido em quatro movimentos, sendo que em cada um foram debatidos assuntos
pertinentes às questões raciais e à educação antirracista. Por meio de uma análise qualitativa
dos discursos dos professores durante os movimentos formativos e a análise dos produtos
produzidos por eles durante o último movimento, foi possível perceber, ao longo da formação,
a mudança de conduta e discurso à medida que íamos discutindo os temas. Como conclusão,
entendemos a importância de uma formação antirracista qualificada, tendo em vista que existe
ainda uma resistência e um silêncio no tema na área das ciências naturais, ademais salientar
como as perspectivas antirracistas ganham em potência quando incorporam elementos de
classe, gênero e as profundas problemáticas históricas. A pesquisa, por fim, evidencia as
potencialidades do ensino de ciências no combate ao racismo, permitindo reconhecer os
desafios enfrentados por professores em seu cotidiano escolar e, particularmente, quando
estão diante de temas raciais ou práticas antirracistas na educação científica. A partir do
reconhecimento, é possível traçar processos formativos engajados, críticos e permanentes na
história futura da educação do nosso país de modo a superar os determinantes e as
consequências do racismo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to understand ‘To what extent can anti-racist teacher training
contribute to teachers’ perceptions and practices regarding science teaching?’. To collect data,
we developed the ‘Jipambu - Anti-Racist Educational Analysis and Action Cycle’, aimed at
teachers of Natural Sciences subjects. The cycle was divided into four movements, in each of
which issues relating to racial issues and anti-racist education were debated. Through a
qualitative analysis of the teachers' speeches during the training movements and the analysis
of the products produced by them during the last movement, it was possible to perceive,
throughout the training, the change in conduct and discourse as we discussed the themes. In
conclusion, we understand the importance of qualified anti-racist training, considering that
there is still resistance and silence on the subject in the area of natural sciences, in addition to
highlighting how anti-racist perspectives gain in power when they incorporate elements of
class, gender and the deep historical problems. The research, finally, highlights the potential
of science teaching in combating racism, allowing us to recognize the challenges faced by
teachers in their daily school lives and, particularly, when they are faced with racial themes or
anti-racist practices in science education. Based on recognition, it is possible to trace engaged,
critical and permanent training processes in the future history of education in our country in
order to overcome the determinants and consequences of racism. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|