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dc.contributor.advisorCastro, Vanessa Maria de-
dc.contributor.authorBrito, Maíra de Deus-
dc.date.accessioned2024-03-21T15:48:13Z-
dc.date.available2024-03-21T15:48:13Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2023-12-06-
dc.identifier.citationBRITO, Maíra de Deus. O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá. 2023. 191 f., il. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48020-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese em Direitos Humanos se propõe a mergulhar nas intricadas trajetórias de vida da notável figura de Mãe Dora de Oyá, mulher negra multifacetada que desempenha papéis significativos como Ialorixá, cantora, compositora de sambas, integrante da Irmandade da Boa Morte, ex-militante do Partido Comunista Brasileiro e fisioterapeuta. A narrativa, pautada pelas metodologias de Escrevivência e Escrita Afetiva, visa não apenas contar, mas também tecer uma trama sensível e engajada, proporcionando uma compreensão mais profunda da riqueza cultural e sociopolítica que Mãe Dora personifica. Doralina Fernandes Barreto Regis, ao adotar a identidade de Mãe Dora de Oyá, transcendeu as fronteiras geográficas do Distrito Federal, consolidando-se como uma referência central não apenas para sua comunidade imediata, mas para terreiros, rodas de samba e confrarias em todo o Brasil. A despeito do apagamento histórico que as mulheres negras enfrentam na historiografia da cultura brasileira, esta tese emerge como um esforço inicial para resgatar a vitalidade dessas vozes, utilizando a história de Mãe Dora como um ponto de partida para reflexões mais amplas. A abordagem interdisciplinar proposta busca estimular estudos que entrelacem de maneira profunda e reflexiva as dimensões de gênero, raça, religião e cultura afro-brasileira. Ao explorar as interseções desses elementos na vida de Mãe Dora, a pesquisa almeja contribuir para o preenchimento das lacunas persistentes na compreensão das narrativas das mulheres negras, desafiando assim a invisibilidade que permeia a construção do conhecimento histórico. Por fim, a tese busca transcender as fronteiras convencionais ao explorar a dimensão espiritual do samba, através da qual as mulheres de axé, o Candomblé e o samba se entrelaçam de maneira indissociável. Mais do que um gênero musical, o Samba é apresentado como um Orixá que não apenas embala as manifestações culturais, mas também regula a noção de pertencimento e propicia ações comunitárias essenciais para a (sobre)vivência das comunidades envolvidas. Nessa perspectiva, a tese propõe uma reinterpretação do Samba como um elemento espiritual e cultural que transcende seu aspecto musical, enriquecendo assim o entendimento das práticas culturais afro-brasileiras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.subject.keywordSambapt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Wanderson Flor do-
dc.description.abstract1The present thesis in Human Rights aims to delve into the intricate life trajectories of the notable figure of Mãe Dora de Oyá (Mother Dora de Oyá), a multifaceted black woman who plays significant roles as Ialorixá (High Priestess of the Candomblé), singer, composer of sambas, member of the Irmandade da Boa Morte (Sisterhood of the Good Death by Candoblé), former militant of the Brazilian Communist Party, and physiotherapist. The narrative, guided by the methodologies of Escrevivência (coined by Conceição Evaristo, merges "to write" and "experience") and Affectionate Writing, seeks not only to recount but also to weave a sensitive and engaged plot, providing a deeper understanding of the cultural and socio-political richness that Mãe Dora personifies. Doralina Fernandes Barreto Regis, by adopting the identity of Mãe Dora de Oyá, transcended the geographical boundaries of the Federal District, establishing herself as a central reference not only for her immediate community but also for terreiros (candomblé temples), samba circles, and fraternities throughout Brazil. Despite the historical erasure that black women face in the historiography of Brazilian culture, this thesis emerges as an initial effort to recover the vitality of these voices, using Mãe Dora's story as a starting point for broader reflections. The proposed interdisciplinary approach aims to stimulate studies that intricately and reflectively interconnect the dimensions of gender, race, religion, and Afro-Brazilian culture. By exploring the intersections of these elements in Mãe Dora's life, the research aims to contribute to filling persistent gaps in the understanding of the narratives of black women, thereby challenging the invisibility that permeates the construction of historical knowledge. Finally, the thesis aims to transcend conventional boundaries by exploring the spiritual dimension of samba, through which the women of axé, Candomblé, and samba are indissociably intertwined. More than a musical genre, Samba is presented as an Orixá that not only accompanies cultural expressions but also regulates the sense of belonging and enables essential communal actions for the survival of the involved communities. In this perspective, the thesis proposes a reinterpretation of Samba as a spiritual and cultural element that transcends its musical aspect, enriching the understanding of Afro-Brazilian cultural practices.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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