Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Borges, Luciany Oliveira Osório | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-08T18:43:39Z | - |
dc.date.available | 2024-05-08T18:43:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Luciany Oliveira Osório. Conexões artísticas: experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia. 2022. 226 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a investigar como as experiências estéticas fomentadas,
dentro do Projeto de Ensino Conexão Artística (PECA), contribuíram para a
potencialização do olhar crítico e para a estimulação da prática artística entre os
alunos-artistas atendidos na Sala de Recursos de Altas Habilidades e
Superdotação (SRAH/SD) de Brazlândia no Distrito Federal (DF) no período da
pandemia do Covid-19, através da análise das produções imagéticas dos
estudantes e do diálogo destes com as mesmas. As produções artísticas desses
jovens configuram-se como desdobramentos das interações virtuais com artistas e
suas obras em um contexto de isolamento social, onde o projeto foi usado como
ponte para aproximar artistas de várias partes do país e do exterior e estudantes da
rede pública de ensino do DF. Para tanto, a pesquisa se inclina ao diálogo com
Paulo Freire (2019; 2020) e Bell Hooks (2017; 2020) na análise do projeto como
prática libertadora e promotora da criticidade, com autores como Joseph Renzulli
(2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim (2005), Eunice Alencar e
Denise Fleith (2001; 2009) que discutem o conceito de altas
habilidades/superdotação e com estudos que giram em torno dos conceitos de
experiência, apresentados por Jorge Larrosa (2002; 2021) e John Dewey (2010).
Tais autores são referências para o desenho de relações dialógicas nesta
pesquisa, que elege como abordagem metodológica a A/r/tografia para análise dos
processos criativos que envolvem artistas, estudantes e a minha prática como
artista-professora-pesquisadora referenciada por Belidson Dias e Rita Irwin (2013).
Os dados coletados nesta investigação revelaram que a diversidade de práticas
suscitadas dentro do PECA conduziu a reflexões individuais e coletivas profundas,
que foram assimiladas e ressignificadas de formas distintas entre os participantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | - |
dc.subject.keyword | Práticas artísticas | - |
dc.description.abstract1 | This research proposes to investigate how the esthetic experiences fostered, within
the Artistic Connection Teaching Project (PECA), contributed to the enhancement of
the critical look and to the stimulation of artistic practice among the student-artists
assisted in the High Skills Resource Room and Giftedness (SRAH/SD) from
Brazlândia in Federal District (DF) during the Covid-19 pandemic period, through the
analysis of students' imagery productions and their dialogue with the works. The
artistic productions of these young people are the unfolding of virtual interactions with
artists and their pieces in a context of social isolation, in which the project was used
as a link to bring together artists from several parts of the country, abroad and
students from public school system in DF. For this purpose, the research leans
towards dialogue with Paulo Freire (2019; 2020) and Bell Hooks (2017; 2020) in the
analysis of the project as a liberating practice and criticality promoting, with authors
such as Joseph Renzulli (2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim
(2005), Eunice Alencar and Denise Fleith (2001; 2009) who discuss the concept of
high abilities/giftedness and based on studies which surround the concepts of
experience, presented by Jorge Larrosa (2002; 2021) and John Dewey ( 2010). Such
authors are references to the design of dialogic relationships in this research, which
chooses A/r/tography as a methodological approach to analyze the creative
techniques involving artists, students and my practice as an artist-teacher-researcher
referenced by Belidson Dias and Rita Irwin (2013). The data collected in this
investigation revealed that the diversity of practices raised within the PECA led to
deep individual and collective reflections, which were assimilated and resignified in
different ways among the participants. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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