Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48126
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PensamentoCriticoCriativoMatematica.pdf455,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Mateus Gianni-
dc.contributor.authorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.date.accessioned2024-05-24T15:04:14Z-
dc.date.available2024-05-24T15:04:14Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.citationFONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126-
dc.description.abstractO rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.title.alternativeCritical and creative thinking in mathematics in national curriculum guidelinespt_BR
dc.title.alternativePensamiento crítico y creativo en matemáticas en pautas curriculares nacionalespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordPensamento críticopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8pt_BR
dc.description.abstract1Rapid scientific and technological progress has nourished the establishment of different and unprecedented demands, while critical and creative thinking has been pointed out in several works as important for solving nontrivial problems - although there is fragility regarding their conceptualization, even in official documents. This article is a theoretical discussion about critical and creative thinking, particularly in the field of mathematics, based on a documentary research (National Curriculum Parameters, Common National Curriculum Base and scientific production databases). As a result of the research, a concept is proposed, along with examples that illustrate how to stimulate critical and creative thinking in mathematics in the classroom. It is hoped that it will be useful to underpin public educational policies, including the construction of school curricula, and therefore pedagogical practices in the field of mathematics at different levels and modalities of education.pt_BR
dc.description.abstract2El rápido progreso científico y tecnológico ha suplido el establecimiento de demandas diferentes e inéditas, mientras que el pensamiento crítico y creativo se ha señalado en varios trabajos como importante para resolver problemas no triviales, aunque haya fragilidad sobre su conceptualización, incluso en documentos oficiales. Este artículo es una discusión teórica sobre el pensamiento crítico y creativo, particularmente en el campo de las matemáticas, basado en una investigación documental (Parámetros Curriculares Nacionales, Base Curricular Nacional Común y bases de datos de producción científica). Como resultado de la investigación, se propone um concepto, juntamente con ejemplos que ilustran cómo estimular el pensamiento crítico y creativo en matemáticas en aula. Se espera que sea útil para fundamentar políticas públicas educacionales, incluida la construcción de currículos escolares y, por lo tanto, las prácticas pedagógicas en el campo de las matemáticas en diferentes niveles y modalidades de enseñanza.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3373-2721pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6730-8243pt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.