Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Fonseca, Mateus Gianni | - |
dc.contributor.author | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T15:04:14Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T15:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48126 | - |
dc.description.abstract | O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Critical and creative thinking in mathematics in national curriculum guidelines | pt_BR |
dc.title.alternative | Pensamiento crítico y creativo en matemáticas en pautas curriculares nacionales | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade em matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 24 maio 2024. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Rapid scientific and technological progress has nourished the establishment of different and unprecedented demands, while critical and creative thinking has been pointed out in several works as important for solving nontrivial problems - although there is fragility regarding their conceptualization, even in official documents. This article is a theoretical discussion about critical and creative thinking, particularly in the field of mathematics, based on a documentary research (National Curriculum Parameters, Common National Curriculum Base and scientific production databases). As a result of the research, a concept is proposed, along with examples that illustrate how to stimulate critical and creative thinking in mathematics in the classroom. It is hoped that it will be useful to underpin public educational policies, including the construction of school curricula, and therefore pedagogical practices in the field of mathematics at different levels and modalities of education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El rápido progreso científico y tecnológico ha suplido el establecimiento de demandas diferentes e inéditas, mientras que el pensamiento crítico y creativo se ha señalado en varios trabajos como importante para resolver problemas no triviales, aunque haya fragilidad sobre su conceptualización, incluso en documentos oficiales. Este artículo es una discusión teórica sobre el pensamiento crítico y creativo, particularmente en el campo de las matemáticas, basado en una investigación documental (Parámetros Curriculares Nacionales, Base Curricular Nacional Común y bases de datos de producción científica). Como resultado de la investigación, se propone um concepto, juntamente con ejemplos que ilustran cómo estimular el pensamiento crítico y creativo en matemáticas en aula. Se espera que sea útil para fundamentar políticas públicas educacionales, incluida la construcción de currículos escolares y, por lo tanto, las prácticas pedagógicas en el campo de las matemáticas en diferentes niveles y modalidades de enseñanza. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3373-2721 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|