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2024_LaisVieiraPinelli.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorPinelli, Laís Vieira-
dc.date.accessioned2024-06-02T23:32:36Z-
dc.date.available2024-06-02T23:32:36Z-
dc.date.issued2024-06-02-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationPINELLI, Laís Vieira. Política educacional e controle do trabalho docente em tempos de recrudescimento da nova direita. 2024. 182 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48147-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado tem como objeto de estudo as recentes transformações nas formas de controle e regulação do Trabalho Docente no contexto de recrudescimento da Nova Direita (ND) nos embates em torno da determinação da Política Educacional Brasileira, que propõe a limitação da liberdade de ensino e autonomia constitucionalmente garantida. ND é definida como ideologia e amálgama entre neoconservadorismo e neoliberalismo, com base nos trabalhos de Wendy Brown (2019), Cepêda (2018) e Pereira (2016). No campo educacional a ND manifesta por meio do Movimentos Escola Sem Partido, Educação Domiciliar, Militarização das Escolas Públicas, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, projeto educacionais que se sustentam em três fundamentos: controle do conteúdo sob falácia da neutralidade pedagógica; moralização do fracasso escolar associado ao mérito e redefinição da qualidade educacional e papel da escola. O objetivo central desta pesquisa consiste em analisar o processo de recrudescimento da Nova Direita na Política Educacional brasileira com ênfase nos mecanismos de controle do trabalho docente e compreender de qual forma a categoria profissional, por meio de entidades representativas, tem compreendido e enfrentado esse fenômeno educacional. O método de análise da realidade adotado está pautado no materialismo-histórico-dialético, e os procedimentos metodológicos foram pesquisa documental e entrevista semiestruturada com apoio dos instrumentais-metodológicos Roteiro de Análise de Conteúdo e Roteiro de Entrevista Semiestruturada com tópicos livres. Adotou como hipótese de trabalho que o processo de recrudescimento da Nova Direita a partir de 2010 intensifica os mecanismos de controle do trabalho docente, radicalizando-os e recuperando novos mais coercitivos. Entre os resultados identifica-se que a Nova Direta tem afetado o trabalho docente por meio do controle curricular e de conteúdo e controle comportamental por meio da autocensura, tendo como pano de fundo a desmoralização e desprofissionalização docente. Entre as estratégias de enfrentamento identifica-se mudança de atuação das entidades que se retiram dos espaços institucionais de participação democrática e articulados com outros movimentos sociais ocupam outros espaços de resistência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica educacional e controle do trabalho docente em tempos de recrudescimento da nova direitapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordDireitapt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.description.abstract1This doctoral thesis has as its object of study the recent transformations in the forms of control and regulation of Teaching Work in the context of the resurgence of the New Right (ND) in the clashes surrounding the determination of the Brazilian Educational Policy, which proposes the limitation of freedom of teaching and constitutionally guaranteed autonomy. ND is defined as an ideology and amalgam between neoconservatism and neoliberalism, based on the work of Wendy Brown (2019), Cepêda (2018) and Pereira (2016). In the educational field, ND manifests itself through the Movimento Escola Sem Partido, Home School, Militarization of Public Schools, the Reform of Secondary Education and the National Common Curricular Base, educational projects that are based on three foundations: control of content under the fallacy of neutrality pedagogical; moralization of school failure associated with merit and redefinition of educational quality and the role of the school. The central objective of this research is to analyze the process of resurgence of the New Right in Brazilian Educational Policy with an emphasis on the control mechanisms of teaching work and to understand how the professional category, through representative entities, has understood and faced this educational phenomenon. The reality analysis method adopted is based on historical-dialectical materialism, and the methodological procedures adopted were documentary research and semi-structured interviews with the support of the methodological instruments Content Analysis Guide and Semi-structured Interview Guide with free topics. It adopted as a working hypothesis that the process of resurgence of the New Right from 2010 onwards intensifies the control mechanisms of teaching work, radicalizing them and recovering new, more coercive ones. Among the results, it is identified that Nova Direta has affected teaching work through curricular and content control and behavioral control through self-censorship, against the backdrop of teaching demoralization and deprofessionalization. Among the coping strategies, changes in the actions of entities that withdraw from institutional spaces of democratic participation and articulated with other social movements occupy other spaces of resistance.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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