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Título: A geografia do Brasil Central na ótica da pesquisa em pós-graduação : estudo de caso dos programas de pós-graduação em geografia da UFG, UNB e UFU no período de 1998-2023.
Autor(es): Maria, Ana Cristina de Souza
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Geografia
Pós-Graduação
Conhecimento
História do Pensamento Geográfico
Usos do Território
Data de publicação: 10-Jun-2024
Referência: MARIA, Ana Cristina de Souza. A geografia do Brasil Central na ótica da pesquisa em pós-graduação: estudo de caso dos programas de pós-graduação em geografia da UFG, UNB e UFU no período de 1998-2023. 2024. 254 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade De Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo desta tese foi analisar a produção do conhecimento científico-acadêmico em Geografia desenvolvida pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, UFG, Universidade de Brasília, UnB e Universidade Federal de Uberlândia, UFU, no período de 1998 a 2023. Com a proposta de avaliar a produção do conhecimento geográfico no recorte do Brasil Central. Do conceito de território, deriva-se a categoria geográfica território usado, categoria teórico-metodológica destacada nesta tese. Considerando a hipótese de que os usos corporativos do território no Brasil Central balizam a produção do conhecimento geográfico dessas universidades e de que a expansão da pesquisa geográfica é resultado do avanço da Pós-Graduação, em termos teórico-metodológicos buscou-se compreender os principais temas de pesquisa e abordagens estudadas presentes na análise de dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil Central. Para tanto, metodologicamente, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, pesquisa bibliométrica e realização de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos programas. Realizamos levantamentos junto ao banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na biblioteca digital de Teses e Dissertações, no currículo Lattes e nos repositórios institucionais das universidades. Aplicamos o software Iramuteq como ferramenta de análise textual nas análises quantitativas da produção acadêmica dos programas. Desse modo, a pesquisa apresentou a trajetória da formação territorial do país e de constituição histórica do Brasil Central; discutiu dados sobre a evolução da Pós-Graduação em Geografia no Brasil e o contexto da trajetória da Pós-Graduação em Geografia dos programas analisados; e quantificou as dissertações e teses defendidas. Assim, esta tese foi fundamental para entender que pesquisas são produzidas em diferentes instituições do Brasil Central, quais temas são mais estudados, quais linhas de investigação apareceram mais e quais foram os recortes espaciais mais citados nas dissertações e teses. O estudo analisou, portanto, parte da produção científica-acadêmica em Geografia em nível regional, sendo essencial para compreensão do escopo geográfico do Brasil Central. Os resultados apontaram o crescimento no número de trabalhos desenvolvidos na área nos últimos 25 anos, ressaltando o importante papel desempenhado pelos programas de mestrado e doutorado em Geografia do Brasil Central. Foi possível chegar a tese de que a expansão da pesquisa geográfica é resultado do avanço da Pós-Graduação em Geografia desenvolvida nessas instituições. A fundação dos três programas de Pós-Graduação em Geografia Central, quase que respectivamente a partir de meados dos anos 1990, demonstraram a expansão e interiorização da Pós-Graduação em Geografia, o que reverberou na ampliação da produção geográfica brasileira. Cabe também destacar, do ponto de vista da ciência produzida nas universidades, a diversidade de análises das pesquisas desenvolvidas nos programas, que demonstraram uma multiplicidade de temas estudados. A tese então evidenciou a grande presença da pluraridade de investigações realizadas na Geografia do Brasil Central, expressa pela heterogeneidade dos temas, mas também como ponto em comum dos três programas, pesquisas desenvolvidas a nível regional e a incorporação das múltiplas abordagens temáticas com os estudos do bioma Cerrado e da Urbanização dos Cerrados. Sendo possível, portanto, confirmar a tese de que os usos corporativos do território no Brasil Central balizam e direcionam a produção do conhecimento geográfico desses programas.
Abstract: The objective of this thesis was to analyze the production of scientific-academic knowledge in Geography developed by the Postgraduate Programs in Geography at the Federal University of Goiás, UFG, University of Brasília, UnB and Federal University of Uberlândia, UFU, in the period from 1998 to 2023. With the proposal to evaluate the production of geographic knowledge in Central Brazil. From the concept of territory, the geographical category used territory is derived, a theoretical-methodological category highlighted in this thesis. Considering the hypothesis that the corporate uses of the territory in Central Brazil guide the production of geographic knowledge in these universities and that the expansion of geographic research is a result of the advancement of postgraduate studies, in theoretical-methodological terms we sought to understand the main themes of research and approaches studied present in the analysis of dissertations and theses defended in Postgraduate programs in Geography in Central Brazil. To this end, methodologically, we work with bibliographical research and documentary research, bibliometric research and semi-structured interviews with program coordinators. We carried out surveys in the Theses and Dissertations database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the digital library of Theses and Dissertations, in the Lattes curriculum and in the institutional repositories of universities. We applied the Iramuteq software as a textual analysis tool in quantitative analyzes of the programs' academic production. In this way, the research presented the trajectory of the country's territorial formation and the historical constitution of Central Brazil; discussed data on the evolution of Postgraduate Studies in Geography in Brazil and the context of the trajectory of Postgraduate Studies in Geography of the analyzed programs; and quantified the dissertations and theses defended. Thus, this thesis was fundamental to understanding what research is produced in different institutions in Central Brazil, which themes are most studied, which lines of investigation appeared the most and which were the spatial sections most cited in dissertations and theses. The study therefore analyzed part of the scientific-academic production in Geography at a regional level, which is essential for understanding the geographic scope of Central Brazil. The results showed an increase in the number of works developed in the area over the last 25 years, highlighting the important role played by master's and doctoral programs in Geography in Central Brazil. It was possible to arrive at the thesis that the expansion of geographic research is the result of the advancement of Postgraduate Studies in Geography developed in these institutions. The founding of the three Postgraduate Programs in Central Geography, almost respectively from the mid-1990s, demonstrated the expansion and internalization of Postgraduate Studies in Geography, which reverberated in the expansion of Brazilian geographic production. It is also worth highlighting, from the point of view of science produced at universities, the diversity of analyzes of the research carried out in the programs, which demonstrated a multiplicity of topics studied. The thesis then highlighted the great presence of the plurality of investigations carried out in the Geography of Central Brazil, expressed by the heterogeneity of themes, but also as a common point of the three programs, research developed at a regional level and the incorporation of multiple thematic approaches with studies of Cerrado biome and the Urbanization of Cerrados. Therefore, it is possible to confirm the thesis that the corporate uses of the territory in Central Brazil guide and guide the production of geographic knowledge in these programs.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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