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Titre: A valorização e o uso do lugar : o ensino de Geografia no cotidiano dos estudantes da periferia do Sol Nascente, Distrito Federal
Auteur(s): Lucena, Bruna Barbosa de
Orientador(es):: Sobrinho, Fernando Luiz Araújo
Assunto:: Periferia
Ensino de Geografia
Date de publication: 10-jui-2024
Référence bibliographique: LUCENA, Bruna Barbosa de. A valorização e o uso do lugar: o ensino de Geografia no cotidiano dos estudantes da periferia do Sol Nascente, Distrito Federal. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade De Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A presente dissertação visa problematizar a Geografia escolar e o Ensino de Geografia em regiões periférias, tomando como recorte uma periferia recém consolidada do Distrito Federal, o Sol Nascente. O Ensino de Geografia e a Geografia escolar vêm de um contexto posterior a consolidação dessa enquanto ferramenta estratégica de Estado. Ao longo de muitos anos o Ensino de Geografia se deu de forma a escamotear a sua importância, se consolidando como uma disciplina que prezava por decoração de conteúdos sobre lugares distantes ou baseado em decoração de aspectos naturais de um determinado território sem reflexão alguma sobre as ações intencionais dos seres que configuras o espaço, os seres humanos. Nos novos manuais, normativas e currículos da educação básica a Geografia já aparece com uma nova roupagem, mais crítica, dando enfoque na produção espacial e nas relações que os seres humanos estabelecem com os territórios. Contudo, o lugar, categoria das relações sensoriais e afetivas com o espaço, e espaço de vivência dos estudantes, não é abordado como forma de aproximá-los dos conteúdos, fazendo com que a Geografia siga com o caráter descritivista e decorativo, na percepção dos estudantes, como em outras épocas. O recorte da periferia se dá em razão de uma percepção da pesquisadora de que nesse lugar as aulas de Geografia pareciam cada vez mais sem sentido e afastada da realidade do estudante. A pesquisa e problematização desse fato se fizeram necessárias para compreender como se dá a relação do sujeito estudante de uma periferia com o lugar e como as aulas podem ser instrumentos emancipadores da realidade sócioespacial excludente que gera a periferia. Foram feitas análises sobre os objetivos do Ensino de Geografia na BNCC e no Currículo em Movimento do Distrito Federal, bem como entrevistas com professores e profissionais do corpo gestor e pedagógico de duas escolas que atendem aos estudantes do Sol Nascente com o intuito de avaliar como se davam a percepção do lugar periferia entre os estudantes, como os conteúdos eram aproximados para terem significado naquele contexto e como a reflexão sobre o lugar como início e fim do processo de ensino e aprendizagem em Geografia podem se tornar, não só um instrumento para tornar as aulas mais interessantes, mas também um instrumento para modificar as estruturas que configuram e excluem a periferia.
Abstract: The present dissertation aims to problematize school Geography and the Teaching of Geography in peripheral regions, taking as a focus a newly consolidated periphery of the Federal District, Sol Nascente. The Teaching of Geography and School Geography come from a context after its consolidation as a strategic tool of the State. Over many years, the Teaching of Geography was done in such a way as to hide its importance, consolidating itself as a discipline that valued the decoration of contents about distant places or based on decoration of natural aspects of a certain territory without any reflection on the actions intentions of the beings that configure space, human beings. In the new manuals, regulations and curricula of basic education, Geography already appears in a new, more critical guise, focusing on spatial production and the relationships that human beings establish with territories. However, the place, category of sensory and affective relationships with space, and the students' living space, is not approached as a way to bring them closer to the contents, making Geography follow with the descriptivist and decorative character, in the perception of the students. students, as in other times. The outline of the periphery is due to the researcher's perception that in this place Geography classes seemed increasingly meaningless and removed from the student's reality. The research and problematization of this fact were necessary to understand how the relationship of the subject student of a periphery with the place occurs and how classes can be emancipating instruments of the excluding socio-spatial reality that generates the periphery. Analyzes were carried out on the objectives of Teaching Geography at the BNCC and in the Curriculum in Movement of the Federal District, as well as interviews with teachers and professionals from the management and pedagogical body of two schools that serve students from Sol Nascente, in order to assess how gave the students a perception of the periphery place, how the contents were approximated to have meaning in that context and how the reflection on the place as the beginning and end of the teaching and learning process in Geography can become, not only an instrument to make the more interesting classes, but also an instrument to modify the structures that configure and exclude the periphery.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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