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dc.contributor.advisorBrasil, Augusto Cesar de Mendonça-
dc.contributor.authorSilva, Edwin Francisco Ferreira-
dc.date.accessioned2024-06-11T03:22:40Z-
dc.date.available2024-06-11T03:22:40Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Edwin Francisco Ferreira. Modelo numérico dos consumos energéticos e emissões de CO2 como apoio aos plano de mobilidade. 2023. 144 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48197-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como proposta o desenvolvimento de uma modelo para determinar o consumo energético e emissões de CO2 em planos de mobilidade. Para isso foram realizadas medidas em campo utilizando três veículos com a mesma relação peso potência. Um veículo a combustão interna, um veículo híbrido e um veículo elétrico. Viagens foram realizadas, em cinco rotas principais, de modo a caracterizar os ciclos de condução do Distrito Federal. Na sequência funções de correlação universais foram propostas para diferentes tecnologias veiculares, para os horários de pico e fora de pico, associando o consumo de combustível e as emissões de CO2 com a velocidade. Ainda, usando os dados consolidados de velocidade média nas rotas, tanto pela medição dos dados de diagnóstico a bordo OBD, quanto em informações de radares de trânsito. Uma análise da distribuição de frequência foi realizada, caracterizando as respectivas velocidades por faixa, o que permitiu estabelecer o percentual de velocidades que compõem as viagens, para os horários de pico e fora de pico. Em uma segunda abordagem do estudo, os dados obtidos foram codificados usando o Excel de modo a resultar em uma visão agregada modo a dar uma saída de dados agregados do consumo e das emissões de CO2 em termos do número de viagens, determinadas nos planos de mobilidade, da distância percorrida e da porcentagem de cada tecnologia estabelecida. Assim, um modelo foi desenvolvido e calibrado para a cidade de Brasília, e posteriormente utilizado para simular cenários futuros utilizando diferentes tecnologias, para os horários de pico e fora de pico. Os resultados obtidos com o modelo desenvolvido mostraram que, com a maior participação de veículos mais eficientes, como veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos híbridos (HEV), e uma participação ainda maior de veículos movidos a etanol, ocorre uma redução significativa nas emissões de CO2. Por fim, o uso da ferramenta desenvolvida permite que gestores e especialistas em planejamento de transporte, por meio da geração de cenários futuros, proponham e implementem políticas mais eficazes para reduzir as emissões de CO2, contribuindo assim para uma mobilidade mais sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo numérico dos consumos energéticos e emissões de CO2 como apoio aos plano de mobilidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEmissão de CO2pt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - consumo - Brasilpt_BR
dc.description.abstract1This study proposes the development of a model to determine energy consumption and CO2 emissions in mobility plans. For this purpose, field measurements were conducted using three vehicles with the same power-to-weight ratio: an internal combustion vehicle, a hybrid vehicle, and an electric vehicle. Trips were undertaken on five main routes to characterize the driving cycles of the Federal District. Subsequently, universal correlation functions were proposed for different vehicular technologies, for peak and off-peak hours, associating fuel consumption and CO2 emissions with speed. Additionally, using the consolidated data of average speed on the routes, both from the measurement of onboard diagnostic (OBD) data and from traffic radar information, a frequency distribution analysis was conducted, characterizing the respective speeds by range. This allowed for the establishment of the percentage of speeds that make up the trips, for peak and off-peak hours. In a second approach to the study, the obtained data were coded using Excel to result in an aggregated view, yielding data on the consumption and emissions of CO2 in terms of the number of trips determined in the mobility plans, the distance traveled, and the percentage of each established technology. Thus, a model was developed and calibrated for the city of Brasília, and later used to simulate future scenarios using different technologies, for peak and off-peak hours. The results obtained with the developed model showed that with a greater participation of more efficient vehicles, such as battery electric vehicles (BEV) and hybrid vehicles (HEV), and an even greater participation of ethanol powered vehicles, there is a significantreduction in CO2 emissions. Finally, the use of the developed tool allows managers and transportation planning experts, through the generation of future scenarios, to propose and implement more effective policies to reduce CO2 emissions, thereby contributing to more sustainable mobility.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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