Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Porto, Júlia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T03:54:42Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11T03:54:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Júlia Alves. Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, o estudo de segurança viária é feito a partir de dados de sinistros de
trânsito. Apesar desses dados serem a principal referência para diferentes métodos de
análise de segurança viária, eles possuem aspectos negativos relevantes, como: o tempo
necessário para obter a quantidade de dados suficiente para realizar as análises estatísticas
necessárias; a falta de confiabilidade nos métodos de coleta de dados; a subnotificação de
sinistros de trânsito; e a dificuldade de acesso aos dados completos. Esses são alguns dos
motivos que justificam o emprego de métodos alternativos de avaliação de segurança,
dentre os quais se destaca o uso de dados de conflito. O conflito de trânsito é uma
interação de trânsito que poderia ter incorrido em sinistro, mas não o foi devido à tomada
de ação evasiva por uma das partes envolvidas. A severidade do conflito pode ser
mensurada por indicadores comportamentais, ou de proximidade espacial ou temporal
entre os envolvidos. Para auxiliar a identificação de conflitos sem o enviesamento do
olhar do pesquisador, vêm sendo empregadas técnicas de visão computacional. Essas
técnicas são usadas para rastrear os veículos, medir a velocidade e a projeção de suas
trajetórias automaticamente. Com esses dados é possível identificar e classificar a
severidade dos conflitos de trânsito. Nessa dissertação é feita uma revisão de métodos de
análise e técnicas de aplicação para análise de conflitos utilizadas nos últimos 12 anos.
Também foi feito um estudo de caso em interseções do Distrito Federal usando
indicadores comportamentais para identificação de conflitos, e indicadores de
proximidade temporal calculados pelo software Traffic Intelligence, desenvolvido por
pesquisadores da University of British Columbia e da Polytechnique Montréal. O presente
trabalho contribui para trabalhos futuros envolvendo dados de conflito indicando quais
dificuldades encontradas nos métodos estudados, como a subjetividade da análise manual,
as limitações observadas pelo ângulo de filmagem utilizado e a necessidade de melhor
calibração para diminuição dos erros de rastreamento; e também alguns resultados
positivos, como o alto índice de acerto do código de visão computacional quando a
imagem aérea capturada por drone foi analisada. Além disso, abre-se um precedente para
se investigar se indicadores por proximidade são adequados para o perfil de trânsito
brasileiro, principalmente devido ao hábito de motociclistas trafegarem nos corredores
entre as faixas de rolamento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Visão computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança viária | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Traditionally, road safety studies are based on traffic accident data. Although these data
are the main reference for different road safety analysis methods, they have relevant
negative aspects, such as: the time required to obtain the amount of data sufficient to carry
out the necessary statistical analyses; unreliability in data collection methods;
underreporting of traffic accidents; and the difficulty of accessing complete data. These
are some of the reasons that justify the use of alternative security assessment methods,
among which the use of conflict data stands out. A traffic conflict is a traffic interaction
that could have resulted in an accident, but did not, due to evasive action taken by one of
the parties involved. The severity of the conflict can be measured by behavioral indicators
or spatial or temporal proximity between those involved. To help identify conflicts
without biasing the researcher's gaze, computer vision techniques have been used to track
vehicles and automatically measure speed and trajectory projection to allow the
identification and measurement of the severity of conflicts. This dissertation reviews
methods of analysis and application techniques for conflict analysis used in the last 12
years. In addition, a case study was carried out in intersections in the Federal District
using behavioral indicators to identify conflicts and temporal proximity indicators
calculated by the Traffic Intelligence software, developed in partnership by researchers
from the University of British Columbia and Polytechnique Montréal. The present work
contributes to future work involving conflict data, indicating the difficulties encountered
in the methods studied, such as the subjectivity of manual analysis, the limitations
observed by the shooting angle used and the need for better calibration to reduce tracking
errors; and also some positive results, such as the high accuracy rate of the computer
vision code when the aerial image captured by the drone was analyzed. In addition, a
precedent is set for investigating whether proximity indicators are adequate for the
Brazilian traffic profile, mainly due to the habit of motorcyclists traveling in the corridors
between lanes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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