http://repositorio.unb.br/handle/10482/48225
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ThainiMaiaraPereiraAlves_DISSERT.pdf | 8,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Vivência e ciência : a união de conhecimentos para o ensino de componentes físicos e naturais para alunos ribeirinhos do Rio Amazonas |
Autor(es): | Alves, Thaini Maiara Pereira |
Orientador(es): | Steinke, Ercília Torres |
Assunto: | Geografia - estudo e ensino Ribeirinhos Sequência didática |
Data de publicação: | 12-Jun-2024 |
Data de defesa: | 27-Fev-2024 |
Referência: | ALVES, Thaini Maiara Pereira. Vivência e ciência: a união de conhecimentos para o ensino de componentes físicos e naturais para alunos ribeirinhos do Rio Amazonas. 2024. xiv, 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Muitas escolas da zona ribeirinha de Manaus funcionam por meio do Projeto de Educação Itinerante, gerido pela Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED subsidiado pela resolução 004/CME/2014. A rotina dessas escolas é uma realidade de enredamentos e dessemelhanças em relação aos atributos físicos, as características sociais, econômicas e ambientais. Após um período em contínuo contato e atuação docente em uma dessas escolas, identificou-se grandes desafios metodológicos relacionados ao ensino de Geografia, que culminou na possibilidade de desenvolvimento de uma intervenção pedagógica/sequência didática vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO. Sendo assim, esse trabalho descreve o processo de intervenção pedagógica/sequência didática desenvolvido na Escola Municipal Professora Elizabeth Siqueira Ferreira localizada na margem esquerda do Rio Amazonas - Zona ribeirinha de Manaus que objetivou a unificação de conhecimentos de vivência adquiridos pelos alunos com conhecimentos teóricos e científicos apresentados pela disciplina escolar de Geografia por meio de uma intervenção pedagógica, para fornecer aos alunos uma melhor compreensão dos elementos físicos e naturais do local onde vivem, como uma resposta às necessidades e desafios que se presenciaram durante o período de atuação docente. O processo de intervenção foi analisado através do método de análise de conteúdo e embora tenha sido impactado pela seca e limitações metodológicas, evidenciou a constante adaptação necessária em relação a métodos de ensino de Geografia, apontando para desafios e a urgência da reestruturação educacional do campo ribeirinho. |
Abstract: | Many schools in the riverside area of Manaus operate through the Itinerant Education Project, managed by the Rural District Division of the Manaus Municipal Department of Education - SEMED, subsidized by resolution 004/CME/2014. The routine of these schools is a reality of entanglements and dissimilarities in relation to physical attributes, social, economic and environmental characteristics. After a period of continuous contact and teaching in one of these schools, major methodological challenges related to the teaching of Geography were identified, which culminated in the possibility of developing a pedagogical intervention / didactic sequence linked to the Professional Master's Program in Geography Teaching in the National Network - PROFGEO. Therefore, this work describes the process of pedagogical intervention / didactic sequence developed at the Municipal School Professor Elizabeth Siqueira Ferreira located on the left bank of the Amazon River - riverside area of Manaus, which aimed to unify the knowledge of experience acquired by the students with theoretical and scientific knowledge presented by the school subject of Geography through a pedagogical intervention, to provide students with a better understanding of the physical and natural elements of the place where they live, as a response to the needs and challenges that were witnessed during the period of teaching performance. The intervention process was analyzed using the content analysis method and although it was impacted by drought and methodological limitations, it highlighted the constant adaptation needed in relation to Geography teaching methods, pointing to challenges and the urgency of educational restructuring in the riverside countryside. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.